• Livros Vikings

L'ANSE AUX MEADOWS – O ASSENTAMENTO VIKING DO CANADÁ

Atualizado: Jan 6

L'Anse aux Meadows é um sítio arqueológico com os restos de um assentamento viking na província canadense de Terra Nova e Labrador (Newfoundland and Labrador).


L'Anse Aux Meadows — o assentamento viking no Canadá
Reconstrução de estruturas Viking L’Anse aux Meadows - Crédito da imagem: Richard Droker - CC BY-NC-ND 2.0

As primeiras evidências de ocupação datam de cerca de 6.000 anos atrás, tendo a ocupação de maior proeminência pelo povo Dorset, uma cultura paleo-esquimó.


Estudos do tipo arquitetônico, de artefatos e a datação por carbono sugerem que os vikings se estabeleceram em L'Anse aux Meadows por volta de 990-1050 d.C. Os arqueólogos acreditam que o assentamento serviu como base exploratória e acampamento de inverno, com atividades industriais para a produção de ferro e de marcenaria, provavelmente utilizadas para o conserto de navios.


Apoie a Livros Vikings

O local consiste em oito construções (marcadas A – J), provavelmente feitas com grama (grama e parte do solo sob ela, mantidas unidas pelas raízes) colocadas sobre uma estrutura de madeira. As edificações B, C e G foram identificadas como possíveis oficinas ou habitações, sendo a J uma ferraria e a D uma oficina de carpintaria.


As escavações também descobriram mais de 800 artefatos de madeira, bronze, osso e pedra, incluindo uma pedra de amolar, uma lâmpada de pedra a óleo, pesos, um pino de fixação de bronze, uma agulha de tricô de osso e parte de um fuso (pequena bobina sobre a qual se torce e enrola o fio durante o processo de fiar — informação adicional pela Livros Vikings), o que sugere que tanto as mulheres quanto os homens habitavam o assentamento.


Reconstrução de estruturas Viking L’Anse aux Meadows - Crédito da imagem: Richard Droker - CC BY-NC 2.0

Os arqueólogos teorizam que o assentamento sustentasse entre 30 e 160 habitantes, mas a falta de sepulturas, ferramentas, agricultura ou currais para animais dá credibilidade à teoria de que L'Anse aux Meadows servisse apenas como um assentamento temporário, antes de seu abandono.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

Os remanescentes de L'Anse aux Meadows correspondem a duas sagas islandesas, comumente chamadas de Saga dos Groenlandeses e Saga de Erik, o Vermelho, que descrevem as experiências dos vikings groenlandeses que descobriram as terras a oeste da Groenlândia, as quais chamavam de Vínland, mas que não conseguiram estabelecer um assentamento permanente devido as lutas internas e aos conflitos com os povos nativos que os colonizadores nórdicos chamavam de Skræling.


Um texto da época, escrito por Adam de Bremen, um cronista medieval, também menciona Vínland em um relato escrito em 1073 d.C., afirmando: “Ele [o rei dinamarquês, Sven Estridsson] também me falou de outra ilha descoberta por muitos naquele oceano. É chamada de Vínland, porque as vinhas crescem por conta própria, produzindo o vinho mais excelente. Além disso, as colheitas não semeadas abundam ali, as quais não constatamos por meio de conjecturas fabulosas, mas pelos relatórios confiáveis dos dinamarqueses.


Reconstrução de estruturas Viking L’Anse aux Meadows - Crédito da imagem: Richard Droker - CC BY-NC-ND 2.0

Estudos arqueológicos modernos sugeriram que o local de L'Anse aux Meadows não era Vínland em si, mas sim uma área maior que se estendia ao sul de L'Anse aux Meadows até o rio St. Lawrence e New Brunswick.


FONTE: Heritage Daily

L’ANSE aux Meadows – The Viking Settlement in Canada. Heritage Daily. Luton, 04 de jan. de 2021. Disponível em: <https://www.heritagedaily.com/2021/01/lanse-aux-meadows-the-viking-settlement-in-canada/136630>. Acesso em: 04 de jan. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #lanseauxmeadows #vínland #canadá #américa #vikingsnaamérica #livrosvikings

192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo