Um broche do início da Era Viking, totalmente preservado, foi encontrado no nordeste da Estônia nesta primavera (outono por aqui). Acredita-se que tenha pertencido a uma mulher nascida na ilha de Gotland que se mudou para o atual território estoniano durante sua vida.
O broche de bronze em forma de caixa foi encontrado na vila de Varja, no condado de Ida-Viru.
Mauri Kiudsoo, arqueólogo e detentor da coleção de pesquisa arqueológica da Universidade de Talín (TLÜ), disse que o broche encontrado em Varja foi fundido como uma peça única.
O item decorativo foi totalmente preservado, com apenas um pequeno dano à superfície, provavelmente como resultado do cultivo da terra, disse Kiudsoo. O pino, aparentemente feito de aço, também está faltando.
De acordo com Indrek Jets, pesquisador familiarizado com os estilos de ornamentos da época, o ornamento de animal no broche representa o chamado estilo Broa, permitindo que ele seja datado do final do Século VIII ou IX.
O broche foi encontrado nas margens de um antigo pântano, onde provavelmente durante a Era Viking havia uma fazenda isolada.
Kiudsoo explicou que a vila de Varja está situada na parte nordeste da antiga paróquia de Askälä, e que a região na costa norte da Estônia, entre o rio Purtse e a atual cidade de Kohtla-Järve, se destaca por sua excepcional riqueza arqueológica. A Rota Oriental, uma importante rota comercial da Era Viking, percorria a costa norte da Estônia.
O arqueólogo disse acreditar que o broche encontrado em Varja pertencia a uma mulher nascida na ilha de Gotland, que se instalou na região de Viru, na Estônia, mais tarde em sua vida. Apoiando esta hipótese, está o fato de que itens decorativos semelhantes foram amplamente utilizados em Gotland durante a Era Viking, mas não são comuns em outros lugares. Kiudsoo disse que centenas de broches em forma de caixa como o encontrado recentemente na Estônia foram achados em Gotland.
Ao contrário dos itens pertencentes aos guerreiros, os itens decorativos femininos de origem escandinava raramente são encontrados na Estônia. O único broche em forma de caixa encontrado aqui (Estônia), até hoje, foi em Kasari, no oeste da Estônia, mas ainda não foi entregue ao Heritage Board e poderia ser datado como posterior a Era Viking.
FONTE: ERR
VAHTLA, Aili. Rare box-shaped Viking brooch found in Northeastern Estonia. ERR, Talín, 25 de nov. de 2019. Disponível em: <https://news.err.ee/1006840/rare-box-shaped-viking-brooch-found-in-northeastern-estonia>. Acesso em: 03 de dez. de 2019. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comments