top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

TESOURO VIKING DE PRATA FOI ENCONTRADO NA SUÉCIA

Atualizado: 24 de ago. de 2021

Um tesouro único de colares, pulseiras e moedas de lugares distantes foi descoberto em Viggbyholm, no município de Täby, na Grande Estocolmo.


Tesouro de prata viking foi encontrado na Suécia
©Photo: Arkeologerna

Embora escavações anteriores tenham encontrado uma aldeia Viking no local, as descobertas superaram todas as expectativas, informou a emissora nacional SVT.


Em 2019, vestígios de uma fazenda pré-histórica com mais de mil anos foram encontrados em Täby. Durante o verão e o outono — no hemisfério norte — deste ano, os arqueólogos continuaram a investigar a área e encontraram os restos de cerca de vinte casas, incluindo malocas e fossas do final da Idade do Ferro e do início da Idade Média. É provável que o lugar tenha sido habitado por vários séculos.



Durante as escavações, uma urna contendo oito colares de prata, pulseiras e várias moedas de diferentes países foi desenterrada. Vestígios de linho indicam que as moedas haviam sido colocadas em um saco de pano, que foi enterrado. É incomum para os arqueólogos encontrarem objetos tão intactos quanto este tesouro de prata. O fato do tesouro ser rastreado até um edifício residencial específico torna a descoberta ainda mais exclusiva.


“Em um lugar, o detector de metais disparou e foi quando entendemos que uma descoberta emocionante nos aguardava”, disse o arqueólogo Magnus Lindberg, descrevendo o episódio como uma ocorrência “única na vida”.


Fonte da Imagem: Arkeologerna

Várias das moedas vêm de longe e testemunham um comércio significativo e o contato com o resto do mundo durante a Era Viking. Entre as moedas estão moedas europeias, mas também cinco moedas árabes de prata, os chamados dirhemes. Uma das moedas de prata europeias vem da cidade de Rouen, na Normandia, na França e é muito incomum. Esse tipo de moeda, provavelmente data dos anos 900 e, até agora, era conhecida apenas por dois desenhos antigos, segundo avaliou o professor Jens Christian Moesgaard da Universidade de Estocolmo.


De acordo com Lindberg, há indícios de que o tesouro foi enterrado e desenterrado novamente. O tesouro provavelmente foi enterrado pela última vez no Século XI e não viu a luz do dia por mil anos.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

“A interpretação clássica é que as pessoas enterravam a prata e os objetos de valor para escondê-los em tempos de inquietação, e isso também se aplicou aqui,” meditou John Hamilton, arqueólogo e gerente de projeto.


Desde meados do Século XVIII, cerca de 20 tesouros foram encontrados no Condado de Estocolmo. No entanto, apenas três dessas descobertas foram feitas por meio de trabalho profissional, o resto foi encontrado ao acaso, por exemplo, em conexão com uma construção. Isso marca apenas o quarto tesouro encontrado pelos arqueólogos.


Täby costumava ser uma cidade apartada do condado de Estocolmo. Em meados da década de 2010, ela se fundiu totalmente com a Grande Estocolmo.


Crédito: Divulgação - The Archaeologists

FONTE: Sputnik International

KUZNETSOV, Igor. 'Once in a Lifetime' Viking Silver Trove Found in Sweden. Sputnik International. Moscou, 12 de nov. de 2020. Disponível em: <https://sputniknews.com/europe/202011121081137482-once-in-a-lifetime-viking-silver-trove-found-in-sweden/>. Acesso em: 12 de nov. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.



Livros Vikings na Google News
bottom of page