top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

RELEMBRE — OS RESTOS DO REI VIKING HARALD HARDRADA (HAROLDO III) ESTARIAM EM TRONDHEIM, NORUEGA?

Os arqueólogos localizaram o que parece ser uma câmara funerária sob o pavimento de uma área residencial de Trondheim, na Noruega. Eles examinarão se esse pode ser o último local de descanso do Rei Viking Harald Hardrada (Haroldo III).

O Rei Harald Hardrada morreu na batalha de Stamford Bridge em 1066. Ilustração de Matthew Paris de "A vida do Rei Eduardo, o Confessor", Século XIII.

No verão (inverno no Brasil), os arqueólogos do Instituto Norueguês do Patrimônio Cultural (NIKU) realizaram escavações no que sobrou do Priorado de Elgeseter. Os reis eram transferidos para o Priorado Segundo fontes escritas, o Rei Viking Harald Hardrada foi enterrado na igreja do convento. O rei morreu na Batalha de Stamford Bridge, em York, em 1066, um evento que por muitos é visto como o fim da Era Viking. Ele foi enterrado pela primeira vez na Igreja de Santa Maria, em Trondheim, e mais tarde seus restos mortais foram transferidos para o Priorado de Elgeseter. O convento foi queimado em 1564 e não há ruínas visíveis dos edifícios. Agora, os arqueólogos encontraram uma construção de pedra, que parece ser uma câmara funerária, embaixo da calçada, perto do altar da igreja.

Permissão concedida para examinar a possível câmara funerária As escavações foram originalmente realizadas em uma área limitada, pois faziam parte de um projeto em andamento que atualiza a infraestrutura técnica de Trondheim. A direção do Instituto Norueguês do Património Cultural concedeu recentemente aos arqueólogos permissão para examinar mais detalhadamente essa misteriosa construção de pedra. — Se a construção de pedra fizer parte de uma câmara funerária, o posicionamento próximo ao altar da igreja indica que é o local de descanso de alguém importante. Sabendo que o Priorado de Elgeseter foi o local de sepultamento do Rei Harald Hardrada, há uma chance de encontrarmos seus restos mortais, disse o Arqueólogo e Gerente de Projetos Chris McLees. Se for uma câmara funerária, a Diretoria de Patrimônio Cultural decidirá os próximos passos e como salvaguardar o que poderiam ser os restos de uma das figuras mais importantes da história. FONTE: NIKU ARE the remains of the Viking king Harald Hardrade under the pavement in Trondheim? NIKU. Oslo, 12 de ago. de 2019 Disponível em: <https://www.niku.no/en/2019/08/ligger-harald-hardrade-under-asfalten-i-klostergata/>. Acesso em: 13 de abr. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page