Novos museus vikings na Dinamarca e Noruega prometem preservar e destacar o legado fascinante desses exploradores nórdicos
O interesse pela história dos vikings continua a crescer em todo o mundo. Agora, essa herança recebe novos museus dedicados a explorar sua cultura e legado.
Três novos espaços estão em fase de planejamento na Dinamarca e na Noruega, oferecendo aos visitantes uma imersão nas práticas, descobertas e transições da Era Viking.
O fascínio contemporâneo pelos vikings
Os vikings, conhecidos por explorar territórios distantes como Newfoundland e Bagdá e por resistirem à introdução do cristianismo, ainda despertam curiosidade e admiração.
Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.
Mads Kähler Holst, diretor do Museu Moesgaard em Aarhus, destaca que esse período foi marcado por transformações significativas, tal qual comentou:
A Era Viking foi uma época de grandes descobertas e mudanças [...] Foi um tempo em que o antigo mundo encontrou o novo, culminando com a introdução do cristianismo. Os vikings deixaram uma marca profunda no Norte da Europa, e essa parte da nossa história continua a atrair tanto visitantes locais quanto internacionais.
Essas transformações culturais e territoriais motivam a criação de novos museus, como o planejado para Aarhus, no coração da cidade.
Aarhus e o Novo Museu Viking
Em colaboração com a cidade de Aarhus, o Museu Moesgaard propôs a construção de um novo museu viking no centro histórico, perto da catedral, um dos marcos mais importantes da cidade. Atualmente, existe um pequeno museu subterrâneo dedicado à Era Viking, mas o novo projeto promete ampliar significativamente essa experiência.
Estudos indicam que o museu pode atrair entre 320.000 e 390.000 visitantes por ano. A previsão de conclusão do projeto é 2032, e o museu terá como foco o período entre 700 e 1100 d.C., oferecendo uma visão detalhada sobre o impacto dos vikings na região, a exemplo do que afirmou Holst:
Aarhus possui uma história profundamente rica, mas surpreendentemente pouco conhecida [...] A cidade preservou sua localização original desde o século VIII, então, ao caminhar pelo centro, você segue literalmente os passos dos vikings.
Roskilde e a proteção dos Navios Vikings
Outro local essencial para a preservação do legado viking está em Roskilde, onde o Museu dos Navios Vikings abriga cinco embarcações históricas.
As mudanças climáticas tornaram as tempestades no fiorde mais severas, e as embarcações precisaram ser protegidas em várias ocasiões.
Para garantir a segurança desses preciosos artefatos, um novo prédio, projetado pela Lundgaard & Tranberg Architects, será erguido no ponto mais alto do terreno do museu, longe do alcance do mar.
Oslo: a expansão do Museu Viking
Na Noruega, a capital Oslo também investe na preservação do legado viking. O novo Museu da Era Viking, atualmente em construção, será uma expansão do famoso Museu dos Navios Vikings, que abriga as embarcações mais bem preservadas do mundo.
Com uma área três vezes maior, o novo museu oferecerá melhores condições de conservação e proporcionará uma experiência mais completa para os visitantes.
Este artigo foi parcialmente criado por Inteligência Artificial (IA). Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!
Referência
THE ART NEWSPAPER. Vikings invade the Nordic museum landscape with three new museums in the pipeline. Disponível em: https://www.theartnewspaper.com/2024/09/22/vikings-invade-the-nordic-museum-landscape-with-three-new-museums-in-the-pipeline. Acesso em: 24 set. 2024.
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...
Comments