top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

NAVIO DE TRANSIÇÃO PÓS ERA VIKING É ENCONTRADO NO FUNDO DE UM LAGO NA NORUEGA

Pesquisadores acharam o veículo de madeira a mais de 400 metros de profundidade enquanto procuravam por toneladas de munição não detonada desde a Segunda Guerra Mundial


Navio de transição pós era viking é encontrado no fundo de um lago na Noruega
Imagens do barco enontrado a 411m de profundidade

Durante investigações para encontrar toneladas de munição não detonada arremessadas desde a Segunda Guerra Mundial no Lago Mjøsa, na Noruega, pesquisadores encontraram um navio naufragado há 700 anos. O achado foi anunciado em 18 de novembro na página de Facebook do Norwegian Defense Research Establishment.


O naufrágio pode ser um dos mais antigos da Noruega e data da Idade Média. Imagens de sonar mostram o casco do veículo de madeira de 10 metros a uma profundidade de 411 metros, a cerca de 100 km ao norte de Oslo, capital norueguesa.


De acordo com a postagem no Facebook, um submarino autônomo esteve no maior lago do país por 14 dias investigando em detalhes as toneladas de munições despejadas em suas profundezas.


Os pesquisadores encontraram enormes bombas não tonadas e mais dois destroços emocionantes — um dos quais pode ser um barco da Idade Média, o outro um barco de passageiros do início dos anos 1900.

O que se sabe sobre barco medieval sugere que sua construção ocorreu logo após a transição dos navios vikings — que eram quase iguais nas extremidades — para designs medievais com proa e popa distintas, segundo informa Øyvind Ødegård, arqueólogo marítimo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), ao site Live Science.


"Temos apenas as imagens acústicas [de sonar] do naufrágio", disse ele. "Mas parece a partir dos dados que há o esboço de algo que possivelmente poderia ser uma popa e, se for esse o caso, então isso realmente não aparece até os anos 1300.


Renderização da captação do sonar — imagem acustica do naufágio
Renderização da captação do sonar — imagem acustica do naufágio

Com base nas imagens do sonar, acredita-se que os construtores do navio usaram uma técnica nórdica sobrepondo as tábuas do casco para tornar a embarcação mais leve. O resultado é o que se chama de navio “construído em clínquer”. Posteriormente, os especialistas navais produziram navios "construídos em carvel", que eram feitos com pranchas unidas suavemente.


Publlique seu livro pela Livros Vikings Editora

Os pesquisadores acreditam que a embarcação pode ter tido um único mastro com uma vela quadrada, semelhante a um navio viking. Contudo, eles suspeitam que o navio tinha um leme central, enquanto os lemes dos barcos vikings geralmente estavam no lado direito do casco.


Até agora, os pesquisadores mapearam apenas uma parte pequena do lago usando o submarino. Eles não conseguiram ver melhor a embarcação usando câmeras por causa do mau tempo e da pouca visibilidade, com isso, esperam avaliar o naufrágio de modo mais amplo em 2023.


Por se tratar de um lago de água doce, a madeira desse navio é preservada”, disse Ødegård, ao site Science Norway. “Um navio semelhante ao que encontramos agora não teria sobrevivido por mais de algumas décadas se tivesse afundado na costa. Então, se vamos encontrar um naufrágio viking na Noruega, Mjøsa é provavelmente o lugar com maior potencial para tal descoberta.

FONTE: Revista Galileu

NAVIO medieval naufragado há 700 anos é encontrado em lago na Noruega. Revista Galileu. Rio de Janeiro, 30 de nov. de 2022. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/ciencia/arqueologia/noticia/2022/11/navio-medieval-naufragado-ha-700-anos-e-encontrado-em-lago-na-noruega.ghtml>. Acesso em: 30 de nov. de 2022. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page