top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

JOIAS VIKINGS FORAM ENCONTRADAS POR DETECTOR DE METAIS NA ILHA DE MAN

Atualizado: 23 de ago. de 2021

Uma coleção "impressionante" de joias vikings de ouro e prata com 1.000 anos de idade foi descoberta na Ilha de Man por um detector de metais.


Joias vikings foram encontradas por detector de metais na Ilha de Man
Os itens, que datam de 950 d.C., incluem um raro bracelete de ouro.

A policial aposentada Kath Giles fez a descoberta em uma fazenda no norte da ilha. A horda inclui um bracelete de ouro e um broche de prata "maciço" que datam de 950 d.C.


Apoie a Livros Vikings...

O tesouro foi descoberto em dezembro, mas foi revelado pela primeira vez durante a audiência de um legista.


A curadora de arqueologia do Manx National Heritage, Allison Fox, disse que o bracelete é, particularmente, um "achado raro".


Fox disse que soube imediatamente que encontrou "algo muito especial" e ficou "emocionada" com a descoberta, que deve valer milhares de Libras.


Os itens ficarão em exposição no Museu Man

"Eu soube imediatamente que era uma descoberta significativa e emocionante. Estou muito emocionada por ter encontrado artefatos que não são apenas tão importantes, mas bonitos também", disse ela.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.

Os achados foram declarados um tesouro por um inquérito do Tribunal de Justiça de Douglas. Achados de interesse arqueológico na ilha devem ser relatados ao Manx National Heritage em até duas semanas. E se os itens forem legalmente classificados como um tesouro, eles passarão à coroa e o descobridor será recompensado.


Não foi determinado exatamente quanto vale esta última descoberta, mas joias vikings semelhantes foram avaliadas em £ 1.500 cada (aproximadamente R$ 11.350). Em 2011, uma grande horda de tesouros vikings encontrada em Lancashire foi avaliada em £ 110.000 (cerca de R$ 830.000).


Kath Giles (à esquerda) disse que ficou emocionada com a descoberta.

Fox disse que o bracelete de ouro é raro, porque a prata era uma mercadoria muito mais comum para o comércio na Era Viking.


“A argola, o broche e o bracelete são ornamentos pessoais de alto status e representam uma grande quantidade de riqueza acumulada”, disse ela.


"Encontrar apenas um desses itens seria importante. O fato de todos terem sido encontrados juntos sugere que quem os enterrou era extremamente rico e provavelmente se sentiu muito ameaçado."



FONTE: BBC

ISLE of Man Viking jewellery found by metal detectorist. BBC. Londres, 18 de fev. de 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-europe-isle-of-man-56111192>. Acesso em: 18 de fev. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Livros Vikings na Google News
bottom of page