top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Gravuras da Era Viking estão em risco na Escócia

As gravuras representam a frota do Rei Haakon da Noruega, em preparação para a Batalha de 1263 d.C., conhecida como The Last Battle of the Vikings


Gravuras da Era Viking estão em risco na Escócia
Crédito da Imagem: Seonaidh Mackenzie

Em um recanto remoto da pequena ilha de Luing, na Escócia, uma peça valiosa da história viking corre o risco de ser apagada pelo tempo.

 

Quase 800 anos atrás, as paredes da antiga Kilchattan Old Parish Church testemunharam a arte gravada de embarcações vikings, e agora, essa preciosa herança está ameaçada.

 

A Preocupação da Luing History Group

O Luing History Group expressa preocupação com a deterioração das gravuras medievais antes que possam ser devidamente estudadas.

 

Realize o seu sonho e publique gratuitamente o seu livro pela Livros Vikings Editora.


Estas imagens intrincadas retratam embarcações longboats, típicas do estilo viking.

 

Teorias e Especulações

Diversas teorias circulam sobre a origem dessas gravuras. Algumas sugerem que elas representam embarcações do rei escocês Alexander II, enquanto outras apontam para a frota do Rei Haakon da Noruega, em preparação para a Batalha de Largs em 1263 d.C., também conhecida como "The Last Battle of the Vikings".


 

Há também uma teoria fascinante que sugere que as gravuras poderiam ter sido deixadas por crianças, já que estão posicionadas em uma parte mais baixa da parede.

 

Mary Braithwaite, do Luing History Group, acredita que essas gravuras são únicas e merecem um estudo detalhado antes que se deteriorem ainda mais.

 

A Importância Estratégica de Luing

Localizada ao sul de Oban, Luing tem apenas 11 km de comprimento e uma população de pouco mais de 160 habitantes.

 

No entanto, há oito séculos, a ilha tinha uma importância estratégica significativa. Situada na rota marítima entre as metades norte e sul do antigo reino controlado pelos Lords of The Isles, Luing desempenhou um papel crucial nas relações políticas e comerciais da época.

 

Os Birlinns: embarcações da Era Viking na Escócia

No contexto gaélico das Hébridas, as embarcações longboats eram conhecidas como "birlinns".

 


Estes navios, característicos da Era Viking, desempenharam um papel fundamental nas viagens, explorações e conquistas dos nórdicos nas terras escocesas e além.

 

Preservando o legado viking

A rica tapeçaria da história viking na Escócia é um testemunho da interação cultural e política que moldou a nação.

 

Através de esforços de conservação e pesquisa, é vital que tesouros como as gravuras de Kilchattan Old Parish Church sejam protegidos para as gerações futuras.

 

Como lembrete do passado e conexão com nossas raízes, eles merecem ser valorizados e estudados, garantindo que o legado viking continue vivo e inspirador.

 

Este texto foi parcialmente criado com Inteligência Artificial. Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

FONTE: BBC

ARGYLL, Luing. Medieval graffiti at risk from the Weather. BBC. Londres, 09 de jan. de 2024. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/articles/cp6r40dr6ljo.amp>. Acesso em: 09 de jan. de 2024 (Livremente adaptado pela Livros Vikings)

 

Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page