top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Desvendando o passado pré-viking da Dinamarca com uma antiga “Adaga Rúnica”

Atualizado: 23 de jan.

A adaga, anterior à Era Viking, chamada de 'Lille Sværd', exibe cinco runas que formam a palavra "hirila"


Livros Vikings | Desvendando o passado viking da Dinamarca com uma antiga “Adaga Rúnica”
Arqueólogos do Museu de Odense descobriram a mais antiga inscrição rúnica da Dinamarca, chamada "hirila", entalhada em uma lâmina de faca com quase 2000 anos. — Crédito da Imagem: Rógvi N. Johansen Montagem: DR

Uma descoberta arqueológica emocionante acaba de ocorrer perto de Odense, na Dinamarca, onde o arqueólogo Jakob Bonde desenterrou uma adaga de ferro.

 

Inicialmente considerada comum, a adaga revelou ser um tesouro único, com uma inscrição rúnica de 2000 anos, datada em 800 anos antes das famosas Pedras de Jelling.

 

Inscrições rúnicas anteriores à Era Viking

A adaga, carinhosamente chamada de 'Lille Sværd' (Pequena Espada), exibe cinco runas que formam a palavra "hirila" em urnordisk, possivelmente significando "Pequena Espada".

 

Este achado é notável não apenas pela antiguidade da inscrição, mas também por ser o sistema rúnico mais antigo conhecido, superando as inscrições das Pedras de Jelling em 800 anos.

 

A ambiguidade em torno de "hirila" permanece, seja por este ser o seu nome ou o de seu proprietário.


Contudo, Bonde destaca a inquestionável importância desse artefato para a comunidade que o sepultou, indicando a sua grande relevância na época.

 

Uma conexão entre passado e presente

Bonde compartilha a emoção desta descoberta, descrevendo-a como "uma experiência única" para qualquer arqueólogo.


Livros Vikings | Arqueólogo e inspetor de museu Jakob Bonde com a "Pequena Espada". — Crédito da Imagem: © Museu de Odense
Arqueólogo e inspetor de museu Jakob Bonde com a "Pequena Espada". — Crédito da Imagem: © Museu de Odense

Ele destaca a extraordinária sensação de estar diante de um sistema de escrita tão antigo, que proporciona uma conexão direta com o passado.

 

Embora não seja a primeira vez que runas com datação semelhante sejam encontradas na região, o intervalo dessas descobertas destaca a raridade de tais achados arqueológicos.

 

Em 1865, uma pequena escova de osso com a palavra "harja" escrita foi descoberta em Vimosen, a oeste de Odense.

 

Lisbeth Imer, especialista em runas do Nationalmuseet, enfatizou a importância dessa descoberta para compreender o antigo idioma dinamarquês e a vida na Idade do Ferro.


A raridade de encontrar runas tão antigas oferece uma oportunidade única para explorar os primórdios da linguagem escrita da Dinamarca.

 

A 'Lille Sværd' e outros artefatos da mesma escavação serão exibidos no Museu Odense, proporcionando uma visão fascinante do passado dinamarquês.


Jakob Bonde enfatizou que:


Uma inscrição rúnica é como uma mensagem das pessoas da antiguidade, conectando assim o passado ao presente.

A partir de 2 de fevereiro, os interessados poderão admirar a 'Lille Sværd' na exposição realizada em Møntergården, em Odense.

 

Este texto foi parcialmente criado com Inteligência Artificial. Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

FONTE: DR

FICK, Tanya. Arkæologer finder Danmarks ældste runer på Fyn. DR. Copenhagen, 22 de jan. de 2024. Disponível em: <https://www.dr.dk/nyheder/indland/arkaeologer-finder-danmarks-aeldste-runer-paa-fyn>. Acesso em: 22 de jan. de 2024. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)

 

Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page