Moeda com o nome de um Rei Viking convertido ao cristianismo é descoberta na Inglaterra e tem grande importância histórica
Uma raríssima moeda de prata, cunhada por um antigo guerreiro viking que se tornou rei e se converteu ao cristianismo, foi encontrada na Inglaterra e declarada um tesouro de "importância nacional" por especialistas.
A moeda, que pertenceu a Athelstan II, também conhecido como Guthrum, representa uma mudança histórica significativa após sua conversão.
Um pouco da história desse viking
Guthrum, um líder dinamarquês que invadiu a Inglaterra Anglo-Saxônica e lutou contra o Rei Alfredo, o Grande, decidiu se converter ao cristianismo como parte de um acordo de paz.
Após a conversão, ele passou a governar a Ânglia Oriental, estabelecendo ali seu próprio reino. Por volta do ano 880 d.C., Guthrum começou a cunhar suas próprias moedas.
A moeda recentemente descoberta, conhecida como penny tipo templo de Athelstan II, foi encontrada por um detector de metais perto de Thetford, em Norfolk, e hoje é investigada como um tesouro.
Mudanças na lei de tesouros
No ano passado, o governo britânico atualizou a definição legal do que é considerado um tesouro, alterando a Lei de Tesouros de 1996. O objetivo da mudança foi garantir que mais artefatos históricos sejam disponibilizados ao público.
Anteriormente, uma moeda feita de metal precioso só era considerada um tesouro se tivesse sido transformada em outro objeto, como um broche.
Publique seu livro pela Livros Vikings Editora e realize o seu sonho!
A nova lei, no entanto, permite que itens mais antigos e excepcionais sejam classificados como tesouro com base em sua importância histórica, independentemente do tipo de metal.
A importância da descoberta
O Dr. Adrian Marsden, especialista em moedas, destacou a raridade da moeda e a originalidade de seu design:
A moeda foi inspirada em uma cunhagem anterior de Athelstan I, um dos reis anglo-saxões que antecederam Guthrum na Ânglia Oriental [...] Guthrum usou esse design apenas em suas primeiras moedas; as posteriores são mais simples, com 'Athelstan Rex' de um lado e uma cruz do outro.
O Museu do Castelo de Norwich manifestou interesse em adquirir a moeda, que já é considerada uma peça fundamental para a compreensão da história britânica durante o período viking.
Detecção de metais e a Lei
Na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, os detectores de metais devem seguir regras rígidas.
É proibido iniciar qualquer busca sem a permissão do dono da terra, e qualquer achado pertence a ele. Quem encontrar um possível tesouro tem a obrigação legal de notificar o legista local.
Se o achado for declarado um tesouro, ele deve ser oferecido para venda a um museu, por um preço definido pelo Comitê de Avaliação de Tesouros do Museu Britânico. Uma recompensa é então dividida entre quem encontrou o tesouro e o dono do terreno.
Este artigo foi parcialmente criado por Inteligência Artificial (IA). Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!
Referência
PRICKETT, Katy. Viking king's coin find of 'national significance'. BBC. Londres, 3 de ago. de 2024. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/articles/cg79e45341po>. Acesso em: 04 de ago. de 2024. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...
Comments