top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Carimbos imediatamente anteriores a Era Viking foram descobertos na Dinamarca

No centro de Falster, sudeste da Dinamarca, um homem com um detector de metais fez uma descoberta importante. O achado é tão significativo que pode ajudar a escrever algumas páginas da história dinamarquesa.


Carimbos imediatamente anteriores à Era Viking foram descobertos na Dinamarca
Crédito da Imagem: Museum Lolland Falster

Lennart Larsen estava em um dia chuvoso, buscando por qualquer objeto de valor histórico, quando de repente ouviu um sinal fraco em seu equipamento e, ao verificar o solo, encontrou pequenos e interessantes objetos, diferentes de tudo o que já tinha visto.


O sinal fraco revelou um carimbo especial —chamado Patrice — que era usado para fazer imagens em ouro, que seriam oferecidas aos deuses.


Realize o seu sonho e publique o seu livro, clicando aqui.


O Museu Lolland-Falster foi informado sobre a descoberta. O pequeno objeto de dois centímetros de comprimento encontrado no solo de Falster pode ser um vestígio de um antigo poder real na região, afirmou a inspetora do museu e arqueóloga Marie Brinch, do Museu Lolland-Falster:


Isso indica que estamos em um lugar que teve algum comércio e provavelmente também alguma forma de atividade cultual. E, embora seja um pouco ousado dizer, também pode indicar que, em algum momento, foi um centro de poder.

Essa pequena descoberta pode ser crucial para nossa compreensão  da história de Lolland e de Falster. — Crédito da Imagem:  Museum Lolland Falster
Essa pequena descoberta pode ser crucial para nossa compreensão da história de Lolland e de Falster. — Crédito da Imagem: Museum Lolland Falster

Ela enfatiza que a descoberta foi feita em uma região com nomes que remontam à Era Viking ou anteriores, e que o local pantanoso foi descoberto em uma área que havia sido dedicada aos deuses no século anterior à criação do carimbo.


Arqueólogos já encontraram vários indícios de atividade da Idade do Ferro e da Era Viking, incluindo um enorme estaleiro e uma grande construção da Era Viking em Falster.


No entanto, apenas um pequeno número de descobertas pode demonstrar onde a elite da ilha residia nos anos anteriores ao início da Era Viking. A nova descoberta pode ajudar a esclarecer esse ponto.



Os pesquisadores determinaram que os pequenos objetos são carimbos da época imediatamente anterior à Era Viking, criados entre os anos 500 e 700. De acordo com Margrethe Watt, do Museu Nacional, que coleta e pesquisa moedas de ouro e carimbos antigos, eles são extremamente raros.


Apenas 28 carimbos foram descobertos em toda a região nórdica, incluindo o de Falster, e este é um carimbo muito singular. Ao sul do Mar Báltico, não foram encontrados carimbos nem moedas de ouro e, segundo Watt:


Os carimbos são todos muito especiais. Encontramos apenas nos lugares mais importantes de residência — aqueles que chamamos de lugares centrais na linguagem técnica. Esses são os locais que associamos aos maiores ‘magnatas’ ou reis. É exatamente onde estamos aqui. E este carimbo é ao mesmo tempo muito único em seu estilo [...] no carimbo de Falster, você pode ver uma pessoa vestindo roupas finas, em pé e com as mãos em um ângulo muito especial. As mãos estão para baixo e as palmas são visíveis. É algo que conhecemos tanto nas culturas cristãs quanto nas pré-cristãs, como um sinal de submissão ou de revelação. É também um símbolo que vemos em muitas igrejas de hoje.

É a assim que a figura deveria parecer. Mas o "rabo de cavalo" não deixa claro se trata de um homem ou uma mulher retratado no carimbo. — Crédito da Imagem:  Nick Abildgaard – TV2 ØST
É a assim que a figura deveria parecer. Mas o "rabo de cavalo" não deixa claro se trata de um homem ou uma mulher retratado no carimbo. — Crédito da Imagem: Nick Abildgaard – TV2 ØST

Nem o Deus, tampouco o Rei são retratados como fracos ou falhos de alguma forma. E isso também não é visto no carimbo de Falster, conforme explicou:


Isso significa que pode ser uma figura real se submetendo a um deus, ou que é um deus se revelando a um ser humano [...] Na verdade, é difícil dizer se é um homem ou uma mulher, pelo fato de haver um 'rabo de cavalo" desenhado no carimbo.

Como pode haver mais achados no local, o Museu Lolland-Falster ainda não quer divulgar onde a descoberta foi feita, mas informa que foi na região central de Falster.



Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


FONTE: Arkeonews

ALTUNTAŞ, Leman. Rare Ancient Stamps Found in Falster May Show Way to an Unknown King’s Home. Arkeonews. Ancara, 27 de jul. de 2023. Disponível em: <https://arkeonews.net/rare-ancient-stamps-found-in-falster-may-show-way-to-an-unknown-kings-home/>. Acesso em: 27 de jul. de 2023. (Livremente adaptado pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Bình luận

Đã xếp hạng 0/5 sao.
Chưa có xếp hạng

Thêm điểm xếp hạng
Livros Vikings na Google News
bottom of page