top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Raras barras de ferro da Era Viking foram redescobertas em Valdres, Noruega

Barras de ferro provavelmente usadas como meio de pagamento foram descobertas na Noruega, em uma descoberta muito rara e empolgante, de acordo com arqueólogos.


Raras barras de ferro da Era Viking foram redescobertas em Valdres, Noruega
As barras de ferro provavelmente foram usadas como um meio de pagamento, tanto na Idade do Ferro quanto na Idade Média. Elas são feitas de ferro de Valdres e todas foram moldadas da mesma forma. Foto: Mildri Een Eide/Innlandet Fylkeskommune.

Grete Margot Sørum encontrou as barras de ferro de quase 1000 anos enquanto limpava a casa de seus pais. É a primeira vez em um século que uma descoberta semelhante foi feita no país.


As barras de ferro foram encontradas perto da histórica King's Road em Aurdal, Valdres. De acordo com o artigo do NRK, o pai de Grete encontrou as barras nos anos 1980 enquanto cavava um poço, mas as guardou.


Realize o seu sonho e publique o seu livro pela Livros Vikings Editora.


Sørum levou as barras para o Museu do Folclore de Valdres. Elas foram então enviadas ao arqueólogo do condado de Innlandet.


Provavelmente uma forma de pagamento

As 32 pequenas barras, cada uma pesando cerca de 50 gramas, provavelmente eram usadas como meio de pagamento na Idade do Ferro e/ou na Idade Média.


Todas são moldadas da mesma forma e um orifício em cada barra sugere que elas eram amarradas em um pacote. Isso provavelmente facilitava para as pessoas carregá-las e trocá-las por bens de outras partes do país.


Valdres é um vale histórico no coração da Noruega. Um distrito agrícola tradicional norueguês. Atualmente é um destino popular para esqui, caminhadas e ciclismo.


Os furos nas barras de ferro sugerem que elas foram amarradas juntas em um pacote. Foto: Mildri Een Eide/Innlandet Fylkeskommune.
Os furos nas barras de ferro sugerem que elas foram amarradas juntas em um pacote. Foto: Mildri Een Eide/Innlandet Fylkeskommune.

Produção de ferro em Valdres

A Era Viking foi um período próspero para o comércio de ferro. Os vikings precisavam de ferro para ferramentas, armas e pregos. Era um material importante para a construção de barcos.


Valdres teve uma produção significativa de ferro, comprovada por trilhas de cavalos e locais de produção nas montanhas circundantes.


Ouça o episódio do VikingCast com a participação dos nossos parceiros do N.E.V.E. sobre a "Era Viking" para saber mais sobre o assunto.



A maior parte da produção de ferro ocorreu durante a Era Viking tardia, de 900 a 1200 d.C. Mas em Valdres e em outros lugares, foram encontrados vestígios de produção de ferro datando de 200 d.C.


Nos anos mais produtivos, várias toneladas de ferro foram transportadas de Valdres, disse a arqueóloga Mildri Een Eide. A maior parte foi para outras partes da Noruega, mas também para exportação, especialmente para a Dinamarca.


Uma descoberta rara de relíquias culturais

As barras estão agora no Museu de História Cultural de Oslo. Kjetil Loftsgarden, um arqueólogo e professor associado, disse que alguém provavelmente as enterrou para escondê-las.


Ele disse que tais descobertas são raras hoje em dia devido aos métodos modernos de escavação que destroem pequenas relíquias culturais.


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.


A extração de ferro em Valdres tem poucos registros escritos, mas era provavelmente um trabalho especializado de propriedade de fazendeiros e "pequenos reis" antes do controle do estado e da igreja. Milhares de fornos de carvão para a extração de ferro ainda permanecem nas montanhas.


Sørum e sua família estão felizes por as barras de ferro serem preservadas e acham a descoberta especial e empolgante.


FONTE: Life in Norway

RARE Viking Age Iron Bars Discovered in Valdres. Life in Norway. Oslo, 19 de abr. de 2023. Disponível em: <https://www.lifeinnorway.net/rare-viking-age-iron-bars-discovered-in-valdres/>. Acesso em: 19 de abr. de 2023. (Traduzido por ChatGPT, uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI e livremente adaptado pela Livros Vikings.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page