Arqueólogos da Noruega descobriram vestígios de 15 túmulos da Era Viking, incluindo um barco, graças à tecnologia de radar de penetração no solo. Os especialistas acreditam que as descobertas podem ter mais de 1.300 anos.
A incrível descoberta arqueológica foi feita sem "uma única" pá nas mãos, em um campo coberto de neve no município de Bodin, Nordland, no norte da Noruega. Os pesquisadores usaram um radar de penetração no solo (GPR) que disparou sinais eletromagnéticos. Se os sinais encontrassem qualquer objeto sob a superfície, eles voltariam e seriam registrados pelo GPR. O instrumento permitiu aos arqueólogos fazerem raios-X do campo, sem terem que escavá-lo fisicamente.
O arqueólogo do condado de Nordland, Martinus A Hauglid, disse: "Os resultados são surpreendentemente bons e aguçam o apetite por mais".
De acordo com Arne Anderson Stamnes, arqueólogo do Museu da Universidade NTNU em Trondheim, o radar revelou vestígios de pelo menos 15 túmulos. Uma análise preliminar do tamanho e forma dos montes sugere que eles datam do Período Merovíngio ou da Era Viking (650 a 950 d.C.). Um dos achados parece conter uma sepultura em navio, tradicionalmente usada para guardar o corpo do morto e seus pertences.
O Dr. Stamnes disse: "Muitos dos montes são grandes. O maior deles tem internamente 32 metros e se destaca na paisagem".
Se confirmado, o monte gigante seria um dos maiores túmulos conhecidos na região. Teoricamente, o município de Bodin era outrora a sede do poder norueguês. E há evidências que sugerem que alguém importante foi enterrado no campo. Oito dos montes descobertos são circulares, enquanto os sete restantes são oblongos. Os montes oblongos, neste contexto, são frequentemente interpretados como sepulturas femininas.
O Dr. Stamnes disse: "Cinco das sepulturas redondas têm diâmetro superior a 17,5 metros, enquanto a maior mede cerca de 32. "Os grandes montes conhecidos têm entre 17,7 e 29 metros de comprimento".
A construção de tais tumbas exigiria muitos recursos, sugerindo que as pessoas enterradas ali eram muito influentes.
Hauglid acrescentou: "Bodøgård foi a residência de um Jarl — e mais tarde do governador do condado de Nordland por volta do início do Século XVII, já a igreja de pedra nas proximidades de Bodin é da Idade Média.
"O cemitério que agora foi descoberto, testemunha que um centro de poder político-religioso existe aqui desde a Idade do Ferro".
Estudos anteriores sugeriram que o local abrigava um cemitério arado. Ao dirigir sobre o campo com o GPR, os pesquisadores foram capazes de revelar 32 valas ovais sob a superfície.
O Dr. Stamnes disse: "Perguntei a alguns dos meus colegas, mas até agora não encontrei nada semelhante a esta descoberta em outras escavações. "Portanto, é difícil concluir o que poderia ser, no entanto, as valas parecem estar claramente orientadas para o mar e podem ter sido a fundação de uma casa".
FONTE: Express
KETTLEY, Sebastian. Archaeologists uncover Viking grave boat and 15 burial mounds 'Astonishingly good'. Express. Londres, 22 de jan. de 2021. Disponível em: <https://www.express.co.uk/news/science/1387360/archaeology-viking-grave-boat-burial-mounds-georadar-norway-evg>. Acesso em: 28 de jan. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter o adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comentários