top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Análises 3D revelaram novas informações da Era Viking sobre a pedra rúnica de Jelling

Atualizado: 11 de out. de 2023

Novas análises em 3D revelaram informações surpreendentes sobre a famosa Pedra de Jelling, Dinamarca, incluindo a identidade de uma poderosa Rainha da Era Viking.


Análises 3D revelaram novas inscrições da Era Viking na pedra rúnica de Jelling
Uma grande pedra, conhecida como a Pedra Rúnica de Jelling. Novos escaneamentos em 3D revelaram a identidade de uma poderosa rainha mencionada nessas inscrições rúnicas. — Crédito da imagem: Museu Nacional da Dinamarca

A famosa Pedra Rúnica de Jelling (Jelling Stone) da Dinamarca — que traz a primeira menção do nome moderno do país — revela novas pistas sobre o seu criador, um milênio após ter sido esculpida.


Novas pesquisas sugerem que a pedra, erguida por volta de 965 d.C., também demonstra o imenso poder de uma Rainha Viking.


A Pedra de Jelling foi encomendada pelo Rei Harald Gormsson da Dinamarca, mais conhecido hoje por seu apelido, Bluetooth, quem unificou com sucesso o país e trouxe o Cristianismo para a região.



Bluetooth instalou uma grande pedra esculpida na cidade de Jelling, colocando-a ao lado de uma pedra mais antiga e entre dois imensos montes funerários.


As inscrições nas pedras foram feitas em um sistema rúnico, cinzelado em linhas de texto horizontal ou vertical. A pedra menor e mais antiga foi erguida pelo Rei Gorm, pai de Harald, em memória de sua esposa, a Rainha Thyra, enquanto Bluetooth ergueu a pedra maior em memória de ambos, Gorm e Thyra.


Bluetooth e a Rainha Viking Thyra: uma história revelada nas Pedras de Jelling

A Pedra de Jelling é estudada por séculos, mas para a nova pesquisa, a equipe utilizou a tecnologia de escaneamento 3D para descobrir o nome da pessoa quem esculpiu suas runas.


Lisbeth Imer, uma runóloga do Museu Nacional da Dinamarca foi quem liderou a pesquisa. Ela e sua equipe utilizaram os escaneamentos 3D da pedra e de outras na região para identificar o ângulo das ranhuras cinzeladas que criaram as runas, bem como a distância entre elas.


Outra imagem da Pedra de Jelling. As pedras foram encomendadas pelo rei dinamarquês Harald Bluetooth, quem unificou o país e introduziu o Cristianismo. — Crédito da imagem: Museu Nacional da Dinamarca
Outra imagem da Pedra de Jelling. As pedras foram encomendadas pelo rei dinamarquês Harald Bluetooth, quem unificou o país e introduziu o Cristianismo. — Crédito da imagem: Museu Nacional da Dinamarca

Assumindo que os “pedreiros” habilidosos geralmente usavam o mesmo método para esculpir runas, Imer e sua equipe identificaram uma "assinatura" do entalhador de runas.


Com essa informação, eles puderam nomear o artesão da pedra: Ravnunge-Tue, conhecido por ter entalhado duas pedras que mencionam Thyra. Uma delas, encontrada em Læborg, a cerca de 37 quilômetros a sudoeste de Jelling, traz uma inscrição que sugere que ele a fez em memória de sua rainha, Thyra.



A outra, encontrada em Bække, a cerca de 30 quilômetros a sudoeste de Jelling, menciona que Ravnunge-Tue e mais dois compatriotas fizeram o monte funerário de Thyra.


No entanto, não estava claro quem entalhou a Pedra de Jelling sem um aassinatura e se a Thyra mencionada nela era a mesma pessoa mencionada nas outras pedras.


Usando um método inovador de análise das ranhuras nas pedras rúnicas, a equipe descobriu que o estilo de entalhe "assinatura" de Ravnunge-Tue estava presente na Pedra de Jelling e na Pedra de Læborg, contribuindo para a identificação do entalhador da Pedra de Jelling, apoiando a identificação de Thyra nas duas pedras como uma só pessoa: a mãe de Harald Bluetooth e esposa de Gorm.


A importância da Rainha Viking Thyra: novas perspectivas sobre a formação da Dinamarca

No entanto, encontrar o nome de Thyra em quatro pedras rúnicas diferentes sugere que ela era muito mais importante do que apenas uma esposa e mãe, já que Bluetooth e Gorm são mencionados em apenas duas pedras.


Realize o seu sonho e publique seu livro pela Livros Vikings Editora.


Embora Gorm seja frequentemente chamado de o primeiro Rei da Dinamarca, Imer e sua equipe acreditam que Thyra provavelmente vinha de uma família mais antiga e poderosa do sul da Jutlândia, o que levanta novas questões sobre como a Dinamarca foi formada como nação.


Mais informações sobre o trabalho da equipe serão publicadas em breve na revista Antiquity e servirão de base para uma nova série documental dinamarquesa chamada "O Enigma de Thyra".


Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


FONTE: Live Science

KILLGROVE, Kristina. Jelling Stone analysis reveals runestone carver's name and identifies a powerful Viking queen. Nova Iorque, 05 de out. de 2023. Disponível em: <https://chat.openai.com/c/00fd2cfc-e11b-4df3-babf-cca8be900724>. Acesso em: 09 de out. de 2023. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
Livros Vikings na Google News
bottom of page