This post is from a suggested group
Groups Feed
Grupos e posts
This post is from a suggested group
Grupo de Estudos Digitais NEVE
O NEVE está reativando o seu grupo de estudos digital. O objetivo do grupo é fornecer uma rede de apoio acadêmico aos pesquisadores brasileiros e se destina a quem um tem vínculo institucional.
O grupo será constituído por WhatsApp e terá reuniões mensais via Google Meet. Para se cadastrar é necessário comprovar vínculo com graduação ou pós-graduação (de qualquer curso e universidade).
O foco do grupo de estudos são temas relacionados à Era Viking, Escandinávia Medieval e à Mitologia Nórdica, tendo como coordenadores os professores Johnni Langer e Luciana de Campos. As duas primeiras reuniões do grupo terão como perspectiva de debate a questão do gênero nos estudos nórdicos.
Discutindo gênero nos estudos nórdicos – textos bases:
1.) Gênero na sociedade nórdica da Era Viking – Reunião dia 25 de setembro, quinta, 15:30 da tarde.
Textos:
This post is from a suggested group
As plantas mágicas e de poder ainda têm relevância?
As plantas magicas e de poder tem ainda hoje uma grande importância quando estudamos o cotidiano da Era Viking. Então, conhecer essas plantas nos ajuda a entender a dinâmica da transmissão de conhecimento na Era Viking?
This post is from a suggested group
As plantas mágicas são prejudiciais?
Hoje é possível aplicarmos o conhecimento médico mágico da Era Viking no nosso cotidiano? Seria prejudicial?
This post is from a suggested group
This post is from a suggested group
This post is from a suggested group
This post is from a suggested group
Você sabia?
Curiosidade sobre a maçã: os tipos de maçã que conhecemos hoje são cruzamento de várias espécies de frutas. As maçãs que eram consumidas na Era Viking e na Idade Média já não existem mais.
Os frutos hoje foram modificados para ficarem mais resistentes e produzirem mais. Hoje, há uma maçã muito consumida que é a "Lady Pink", sua casca é vermelho claro quase rosa. É bem doce e macia. Foi desenvolvida na Austrália na década de 1970 e hoje é popular no mundo todo.
A famosa "Maçã Verde" que é usada para tortas e também em pratos salgados como o salpicão, foi desenvolvida na também na Austrália no final do século XIX. É um cruzamento da maçã silvestre europeia e da maçã já domesticada.
A variedade que temos aqui no Brasil é a "Granny Smith", uma homenagem à Maria Ann Smith, fazendeira australiana que, à partir de 1868 começou a…
This post is from a suggested group
Discussões sobre as aulas
Quando assistimos a um filme ou lemos um livro ambientado na Idade Média a impressão que temos é que naquele tempo havia um conhecimento que hoje consideramos perdido, principalmente no que diz respeito ao uso de plantas para a elaboração de remédios.
Esse conhecimento foi perdido ou aprimorado ou substituído por outro, já que hoje temos equipamentos precisos e conhecemos exames e procedimentos que não existiam antes?
A produção de medicamentos pela indústria farmacêutica trouxeram um grande avanço para a saúde como um todo, mas também trouxe muitos aspectos negativos, dentre os quais a perda de saberes tradicionais em relação à fitoterapia. Muitos dos remédios que compramos não seriam necessários se esse conhecimento estivesse preservado.
Mas quem busca recuperar esses conhecimentos deve ir com calma e muita, muita prudência, moro com uma naturologa que tem um vasto conhecimento botânico e hoje sei que o uso inconsciente das plantas, mesmo aquelas com princípios ativos "menos fortes", pode trazer danos graves à saúde.
Com muito estudo e cuidado estamos montando nosso jardim da saúde, alguém aqui tem indicação de onde adquirir mudas de qualidade das plantas mencionadas no curso ex: lavanda, urtiga, sálvia, etc?
Quando a Professora fala em alguns nomes das Sagas Vikings não consigo entendê-los. Será que poderia escrevê-los na apresentação por favor ? ... Também poderia deixar aqui os nomes que referiu na sessão de 18 de novembro ? ... muito grata maria josé barão évora portugal