Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

SAIBA QUEM FOI O GRANDE LÍDER VIKING HÁLFDAN

Hálfdan foi um grande guerreiro que viveu durante o Século IX e bastante lembrado por ter sido um dos comandantes do Grande Exército Pagão, que invadiu os quatro reinos anglo-saxões que hoje formam a Inglaterra.


Saiba quem foi o grande líder viking Hálfdan
Representação de Hálfdan por Willian Canton na obra “A child's book of Warriors” de 1907

Não é só isso, ele também foi um dos postulantes a rei de Dublin, após a sua chegada à Irlanda. Em geral, Hálfdan é considerado uma figura histórica, embora seu nome seja grafado de várias formas diferentes nos registros históricos.


Quando o exército do Século IX se dividiu em dois, a metade liderada por Hálfdan continuou para o norte e, segundo algumas fontes, conquistou o Reino de Dublin na Irlanda.


Hálfdan Ragnarsson?

Popularmente, Hálfdan é conhecido como dos filhos do lendário Ragnar Lodbrok. Os seus irmãos são Ivar, o Desossado, Ubba e Sigurd Snake-in-the-Eye.


Hálfdan e seus irmãos são considerados por estudiosos figuras históricas. Entretanto, o seu pai, Ragnar Lodbrok, ainda é questão de debates. Visto que muitas de suas conquistas e realizações ocorreram em distintas cronologias e regiões, pondo em dúvida a sua real existência.


Afinal, Hálfdan e seus irmãos eram os comandantes do Grande Exército?


Eles faziam parte de uma coalizão de guerreiros dinamarqueses que travaram várias batalhas na Inglaterra anglo-saxônica durante a segunda metade do Século IX. Em 874 d.C, o exército conquistou o Reino da Mércia, se dividindo em dois grupos no ano seguinte.


O primeiro, liderado por Guthrum, Oskytel e Anwind, continuou sua campanha no sul da Inglaterra, já o segundo, comandado por Hálfdan, foi para o norte e conquistou a Nortúmbria. Posteriormente, o exército de Hálfdan também invadiu as terras dos pictos e o Reino de Strathclyde.


Rei de Dublin

Diz-se que o irmão de Hálfdan, Ivar, o Desossado, deixou o exército e se tornou o Rei de Dublin, porém, mais tarde, Ivar teria sido sucedido pelo filho de Olaf, Eystein.


Uma vez irmão de Ivar, Hálfdan sentiu que teria direito ao trono de Dublin, atacando-o. Por outro lado, apesar de ter conseguido arrancar Eystein do poder, Hálfdan foi deposto ao retornar a York.


Como resultado, Hálfdan voltou à Irlanda, mas foi derrotado e morto em uma escaramuça em Loch Cuan.


FONTE: Intisari-Online

FUADDAH, Muflika Nur. Temui Hálfdan Ragnarsson, raja Dublin yang juga sekaligus pemimpin hebat viking, jadi komandan angkatan darat dan lakukan ini kepada anglo-saxon. Intisari-Online. Jacarta, 26 de ago. de 2021. Disponível em: <https://intisari.grid.id/read/032858791/temui-Hálfdan-ragnarsson-raja-dublin-yang-juga-sekaligus-pemimpin-hebat-viking-jadi-komandan-angkatan-darat-dan-lakukan-ini-kepada-anglo-saxon>. Acesso em: 27 de ago. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #história #cultura #ragnarlodbrok #ragnarlothbrok #Hálfdan #reiHálfdan #Hálfdanragnarsson #reiviking #vikingking #inglaterra #vikingsnainglaterra #dinamarca #vikingsdinamarqueses #livrosvikings