• Livros Vikings

HIDROMEL, A BEBIDA VIKING

Sabia que o mel fermenta e que, disso, é possível fazer uma bebida alcoólica? Conheça a história do hidromel, a famosa bebida Viking.



Primeiramente, você já viu os seriados Game of Thrones ou Vikings? Se sim, provavelmente, você já deve ter visto os personagens bebendo o famoso hidromel. Inclusive, esta é considerada a bebida dos Vikings.


Além de ser milenar, ela era a bebida mais consumida na cultura nórdica. Porém, na contramão disso, ela está sendo considerada a mais nova tendência no Brasil.


Sobretudo, o hidromel é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e de água. Aliás, sua proporção, normalmente, é de uma parte de mel e duas de água.


Basicamente, sua coloração é mais clara, e contém uma graduação alcoólica em torno de 13%. Além do mais, ela possui um aspecto semelhante ao do vinho branco.


De modo geral, o hidromel é obtido pela transformação dos açúcares do mel em álcool. Inclusive, por ser uma bebida resultante de uma fermentação, ela é também conhecida como vinho de mel. Até porque o vinho também é um produto de fermentação. Porém, a diferença é que o vinho surge da fermentação da uva.


A origem do hidromel

De modo geral, o hidromel não contém uma originalidade fixa. Ou seja, não se sabe ao certo de onde ele é e quando surgiu. Contudo, alguns estudiosos afirmam que Aristeu foi o responsável por criar a primeira fórmula do hidromel.


Após isso, a bebida se popularizou na Grécia clássica. Inclusive, lá, ele era chamado de “melikraton”.


Além da Grécia, os romanos também a consumiam. Porém, o hidromel de Roma era conhecido como “agua mulsum”. Aliás, esse nome é atribuído a uma bebida variante do vinho de uva, adocicado com mel.


Podemos destacar também as culturas dos celtas, saxões e, como já dissemos, dos vikings, como grandes disseminadoras da bebida. Inclusive, entre eles existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir o hidromel durante o primeiro ciclo lunar após as bodas. Assim, nasceria um filho varão.


Inclusive, vale ressaltar, que foi daí que surgiu a expressão “lua de mel”.


Técnica de fabricação do hidromel


A priori, tudo começa quando a abelha colhe o mel. O mel, portanto, é colhido “maduro”, e pode ter um teor de umidade por volta de 20%. Mas, nessa proporção, fica mais difícil de ser fermentado. Portanto, é preciso que seu teor de umidade aumente em 2%, para que a fermentação possa ser iniciada.


Em seguida, os fermentos presentes no ar, no pólen e no mel se multiplicarão. Ou seja, os açúcares do mel se transformarão no álcool.


Basicamente, para uma fermentação completa, que confira um teor alcoólico desejado de 12%, é necessário que se inverta as proporções de mel/ água.


Além do mais, o fermento, assim como qualquer outra criatura, necessita de oxigênio. Assim, primeiro o fermento retira o ar que se encontra dissolvido na mistura de mel e água. Então, quando o oxigênio da mistura acaba, ele começa a resistir à sufocação retirando mais oxigênio das moléculas de açúcar. Em seguida, ele transforma o açúcar em gás carbônico e em álcool.


Por isso, a produção do hidromel pode ser considerada anaeróbica. Ou seja, ela se desenvolve com a ausência do oxigênio livre, consumido pelas leveduras.


Vale ressaltar ainda que, pelo fato de o mel ser pobre em proteínas, ele não se torna capaz de suprir todos os sais minerais que os fermentos necessitam para o seu desenvolvimento. Portanto, é preciso adicionar sucos de frutas ou sais minerais na mistura do mel com a água.


Sucesso do hidromel nos dias de hoje

Há quem diga que o sucesso do hidromel é bem semelhante ao das cervejas artesanais. Pois, assim como elas, a bebida viking começou a se expandir a partir da produção caseira. Todavia, assim como a cerveja artesanal, o hidromel também não satisfaz o paladar de todos.


Porém, mesmo se tratando de uma bebida mais exótica, ela está em um caminho para o apogeu. Tanto é que o consumo do hidromel cresce a cada dia em todo o mundo. Além disso, seus processos de produção também estão ficando mais profissionais.


Por exemplo, empresas que antes só comercializavam cervejas, hoje estão comercializando também o hidromel. Inclusive, algumas já conseguiram vender e produzir mais de seis mil litros de bebida por mês.


Inclusive, vale ressaltar que, nos Estados Unidos, o mercado de hidromel é mais comum e popular que no Brasil.


Onde comprar hidromel

Como já dissemos, apesar da popularidade, sua fabricação ainda não é tão comum aqui no Brasil. Por isso, sua venda ainda é precária nas lojas físicas.


Entretanto, ele é encontrado facilmente em lojas online. Inclusive, as garrafas podem custar a partir de R$ 39 cada.


Combina com o quê?

Antes de tudo, vale destacar que o hidromel, assim como o vinho, também conta com diversos tipos. Ou seja, você encontra hidromel mais seco ou mais suave. Inclusive, esse tipo de informação vem no rótulo da garrafa.


Além disso, o hidromel tem uma harmonização semelhante à dos vinhos brancos. Por isso, combina mais com carnes brancas, queijos leves, vegetais, cogumelos e até carnes curadas, como salame, prosciutto e bacon.


Basicamente, a temperatura ideal para ser servido variar de acordo com o tipo da bebida. Contudo, de modo geral, os fabricantes indicam que ela esteja entre 4ºC e 10ºC.


FONTE: Segredos do Mundo

KRISHNA, Emily. Hidromel, o que é? Origem, como beber e onde comprar a bebida Viking. Segredos do Mundo. São Paulo, 20 de dez. de 2019. Disponível em: <https://d24am.com/economia/curso-em-manaus-apresenta-oportunidade-de-negocio-com-hidromel/>. Acesso em: 20 de dez. de 2019.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossas Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-no nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #mead #hidromel #livrosvikings

0 visualização

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

PUBLIQUE

EDITAL

BIOGRAFIA

BLOG VIKING

CONTATO

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0