• Livros Vikings

HARALD HARDRADA, O ÚLTIMO GRANDE VIKING

Atualizado: 8 de Dez de 2019

Realizando batalhas em locais diversos, Hardrada ficou marcado como um grande estrategista.


Harald Hardrada, o grande guerreiro Viking, foi um dos grandes responsáveis pela cristianização da Escandinávia - Wikimedia Commons
FONTE: Aventuras na História

Harald III, mais conhecido como Harald Hardrada, foi o que muitos entenderam como o último verdadeiro rei Viking. Nascido em 1015, filho do chefe Sigurd Syr, ele teve a guerra no sangue desde pequeno, até morrer durante a invasão norueguesa da Inglaterra em 1066.


Normalmente, tem seu nome traduzido para Haroldo III da Noruega e seu segundo nome, Hardrada, é um epíteto que significa "o Duro", em referência à dureza e firmeza com que governava e se relacionava com os nobres, senhores de terra e membros do clero.


GRANDE ESTRATEGISTA

Durante a Batalha de Stiklestad, entre o rei dinamarquês Cnut, o Grande, e o meio-irmão de Harald, ele teve muito sucesso e destaque. No entanto, por estar no lado perdedor, o viking acabou tendo que fugir. Primeiro foi para Kiev, encontrando proteção com o príncipe Jaroslav, e então mudou-se para Constantinopla, onde lutou na Guarda Varangiana.


Como comandante do exército Bizantino, ele lutou em lugares como a Sicília, Ásia Menor, Mediterrâneo e na própria Constantinopla, retornando à Escandinávia em 1046. Nos próximos anos, ele saqueou e queimou Haithabu e devastou muitos locais da Dinamarca.


Ele era descrito como fisicamente "maior e mais forte do que outros homens", e tinha cabelos claros, barba e um grande bigode. Dizia-se que possuía uma sombrancelha mais acima que a outra e que media mais que a maioria dos sooldados da guerra. Mas, muito além de um, brucutu, Harald também escrevia poesia escáldica, ou seja, estorietas musicadas e transmitidas oralmente.


Com relação à religião, Hardrada tinha tendências muito próximas ao Cristianismo. É por isso que uma das maiores marcas políticas de seu reinado foi a promoção da fé cristã pelo reino da Noruega. Sítios arqueológicos vêm sendo descobertos e provam que no período em que reinou, há a construção de diversas capelas e igrejas.


FONTE: Aventuras na História

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/harald-hardrada-ultimo-grande-viking.phtml


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos também nas Redes Sociais.


#HaraldHardrada #ReiHarald #GuerreiroViking #Noruega #VikingsNoruegueses #LivrosVikings

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo