• Livros Vikings

COMO UM BERSERKER VIKING MUDOU A HISTÓRIA

O ano de 1066 foi difícil para Harold Godwinson, também conhecido como Harold II, o último rei anglo-saxão da Inglaterra. Isso tem a ver com as duas forças que se aproximavam e tentariam acabar com o seu reinado, porém muito antes do que ele esperava. Uma delas tornar-se-ia famosa pelo sucesso e a outra acabaria consigo mesma. Tudo o que Harold sabia, em setembro de 1066, era que 300 navios vikings estavam a caminho da Inglaterra, e que seu inútil irmão flutuava junto deles.


FONTE: We are the Mighty

Harold estava pronto para uma invasão, mas não uma viking. Harold esperava por William, o Bastardo, que supostamente atravessaria o Canal da Mancha. Quando o rei inglês soube do desembarque de seu irmão na Inglaterra, levou o seu exército ao norte para encontrá-lo. O Exército Viking que chegara, causava estragos em York e na Nortúmbria. Era esperado que fossem enviados mais reféns para o acampamento em Stamford Bridge, que foi para onde Harold cavalgou, chegando em menos de quatro dias.


Esse movimento pegou os noruegueses de surpresa. Os vikings não tinham ideia de que havia mesmo um exército na área. Quando Harold II chegou, os vikings foram sistematicamente abatidos pelos ingleses que avançavam — o restante fugiu pela ponte. Quando chegou a hora dos anglo-saxões perseguirem os nórdicos, a ponte se tornou um ponto de estrangulamento, o qual os ingleses simplesmente não conseguiam atravessar, por causa de um berserker, que empunhava um machado e os cortava sem trabalho.


O machado do berserker segurou os ingleses por tanto tempo, que os vikings conseguiram formar uma parede de escudos do outro lado do rio, se preparando para qualquer formação que Harold fosse lançar contra eles. As sagas dizem que berserker matou 40 pessoas antes de ser derrubado — quando um inglês mergulhou por debaixo da ponte e o espetou como uma almôndega sueca na Ikea. Mais tarde os ingleses acabaram cruzando a ponte e matando os vikings. Harold permitiu que o resto deles vivesse, desde que prometessem nunca mais voltar, tornando a batalha de Stamford Bridge o fim da Era Viking.


Foi também o começo do fim para Harold. Três dias depois, a tão esperada invasão normanda começou, e o atraso do exército de Harold, por conta de Stamford Bridge permitiu que os normandos desembarcassem. Três semanas depois disso, Harold II foi morto lutando na Batalha de Hastings. Guilherme, o Bastardo, assumiu a Inglaterra e tornou-se Guilherme, o Conquistador. A conquista normanda mudou tudo na Inglaterra, da paisagem cultural, à maneira como conversavam. Os normandos iniciaram a formação do Império Britânico e, mais tarde, a chegada aos Estados Unidos.


FONTE: We are the Mighty

STILWELL, Black. How a single Viking's berserker rage changed world history forever. We are the Mighty. Los Angeles, 19 de dez. de 2019. Disponível em: <https://www.wearethemighty.com/history/battle-stamford-bridge-vikings?rebelltitem=1#rebelltitem1>. Acesso em 20 de dez. de 2019. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #kingharald #inglaterra #vikingsnainglaterra #estadosunidos #themighty #LivrosVikings


0 visualização

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

PUBLIQUE

EDITAL

BIOGRAFIA

BLOG VIKING

CONTATO

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0