• Livros Vikings

A IGUALDADE DE GÊNERO NA ERA VIKING PODE TER DEFINIDO O SUCESSO DA ESCANDINÁVIA MODERNA

Atualizado: 8 de Dez de 2019

Os sucessos da Dinamarca, Suécia e Noruega em termos de educação, saúde, estabilidade econômica e expectativa de vida remontam à Era Viking; é o que indica a pesquisa publicada pelos cientistas Laura Maraval e Jörg Baten na última edição da Economics and Human Biology.


Igualdade de gênero viking

A igualdade de gênero não apenas aumenta a prosperidade das mulheres, mas também tem impacto positivo no crescimento e desenvolvimento econômico em geral, neste sentido, a pesquisa demonstrou grande equidade entre homens e mulheres nórdicos, isso desde a Era Viking entre os Séculos VIII e XI até a contemporaneidade. Este equilíbrio destoa do restante da Europa, principalmente durante a idade média, especialmente se consideradas as localidades mediterrâneas.


Baseando-se na arqueologia para rastrear a equivalência na saúde e na nutrição e valendo-se dos dados europeus do Global History of Health Project (GHHP), que reúne informações de esqueletos humanos dos últimos 2000 anos oriundos de mais de 100 sítios arqueológicos, os especialistas puderam afirmar que as mulheres vikings tinham “notável” igualdade.


Para tal, a dupla analisou especialmente os dentes do acervo, pois se uma pessoa esteve desnutrida ou gravemente doente na primeira infância, o esmalte dentário sofre danos permanentes, conhecidos como hipoplasia linear. Neste sentido, a estreita conexão entre a frequência relativa de danos no esmalte e o estado geral de saúde pode ser demonstrada pela medição dos ossos das coxas correspondentes. O comprimento do fêmur fornece informações sobre a altura, que é relativamente maior em indivíduos com boa saúde e boa dieta, características comuns aos homens e mulheres vikings.


As evidências de homogeneidade mostram que as mulheres vikings tinham vidas iguais ou melhores que a dos homens, fazendo-as altas, fortes e saudáveis, o que segundo Jörg Baten ajudou a popularizar os mitos sobre as Valquírias. Por outro lado, em meados dos anos 1000, com a chegada do cristianismo e a concepção das cidades, houve a adoção de um sistema de classes e, conforme sugerem as ossadas das localidades suecas de Lund e Sigtuna, hoje Estocolmo, e de Trondheim na Noruega, houve desigualdade, ainda mais se comparados homens e mulheres de estirpes distintas, todavia, fora das cidadelas os indícios de equivalência persistiram.


A igualdade fora das cidades parece ter sido associada à especialização na criação do gado, pois aumentar as colheitas era algo feito principalmente pelos homens, uma vez que exigia maior força muscular, mas a criação de animais permitiu as mulheres contribuírem bastante com a renda familiar e isso provavelmente as elevaram de posição na sociedade. As mulheres nórdicas eram muito abastadas se comparadas com as do restante da Europa Medieval.


Em suma, a sociedade viking é um grande exemplo de igualdade de gênero e as mulheres escandinavas conseguiram manter os seus lugares na sociedade até hoje. Maravall e Baten creem que esta pode ser uma das principais razões pelas quais a Noruega, a Suécia e a Dinamarca são nações prósperas e economicamente estáveis, além de exemplos para o Mundo.


por LIVROS VIKINGS

Conteúdo exclusivo da Livros Vikings


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, inscrevendo-se em nossa newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos em nossas Redes Sociais.


#IgualdadeDeGênero #MulheresVikings #GuerreirasVikings #Valquírias #EraViking #Escandinávia #VikingWarrior #Vikings #LivrosVikings

111 visualizações1 comentário

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0