top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

UMA ESPADA VIKING FOI ENCONTRADA ACIDENTALMENTE POR UM CASAL NA NORUEGA

Kai Grønningsæter e sua esposa, Heidi Vike Grønningsæter, primeiro pensaram que os velhos pedaços de metal enferrujados que encontraram há dois anos eram os restos de um arado, porém uma perícia mostrou que eles haviam encontrado uma espada viking.


Uma espada viking foi encontrada acidentalmente por um casal na Noruega
Fonte da Imagem: The Viking Herald
Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

Kai encontrou as velhas peças de metal nos campos de batata que seu sogro havia terminado de arar em Øverås, Vestnes, Møre og Romsdal, Noruega. Ele pensou que os pedaços seriam de uma espada, mas sua esposa Heidi discordou. Sem saber o que fazer, eles embrulharam as peças em uma toalha e as colocaram na garagem.


Dois anos depois, Heidi decidiu entrar em contato com o curador do condado Bjørn Ringstad em Møre e com o município de Romsdal, primeiro via Facebook e depois por telefone, para descobrir se os pedaços que ela havia enviado por foto realmente formavam uma espada.


Depois de falar com Ringstad, mal consegui dormir. Imagine se for uma espada viking? No nosso jardim?

É uma espada viking

O curador do condado foi rápido ao determinar que as partes enferrujadas eram de uma espada viking.


"Esta é uma lâmina de dois gumes que data dos Séculos VIII e IX", afirmou depois de uma rápida olhada na formato do punho. Ele a identificou pelo punho, que é típico das espadas da época.


Quando Kai as encontrou, as duas peças estavam juntas, mas depois se partiram ao meio. Ambas as partes estão cobertas por ferrugem, mas a forma de espada é clara.


"Não está muito bem preservada, mas ainda é uma espada viking", acrescentou Ringstad.


Um achado verdadeiramente raro

Achar uma espada não é uma ocorrência comum para os arqueólogos ou curadores do condado. Durante o tempo que Ringstad está no conselho, apenas duas dessas espadas foram encontradas.


Ele mesmo escavou uma em Sunndal nos anos 90.


É muito especial estar aqui com essa espada em suas mãos, que não era tocada há mais de mil anos.

Ele está animado para saber se algum outro artefato pode estar enterrado. Há um monte perto do campo de batata, e os arqueólogos se perguntam se poderia ter sido um túmulo, de acordo com o site do condado de Møre og Romsdal.


Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.


O local da descoberta, o monte e o terreno estão situados em um cume, com vista para o norte em direção a Julsundet de um lado, Rekdal e Tresfjord do outro — perfeito para uma tumba viking.


Sepulturas na área

Existem várias sepulturas nas imediações, inclusive em Nerås. Na Era Viking, vários reis noruegueses lutaram pelo poder; o Rei Bolung de Bolungneset estava constantemente em conflito com Gjermund de Gjermundnes, em Vestnes.


A maioria das espadas foi encontrada junto de um túmulo. Se você encontra uma espada, pode encontrar um conjunto completo de armas, como machados, lanças, flechas e as ferramentas com as quais a pessoa foi enterrada.

Agora, os arqueólogos provavelmente retornarão a Østerås para realizar mais investigações no local da descoberta, de acordo com o The Viking Herald.


A espada será entregue à NTNU Trondheim para preservação o mais rápido possível.


FONTE: Norway.mw

JULIE. Un couple trouve une épée viking dans un champ à Øverås à Vestnes, dans le comté de Møre et Romsdal. Norway.mw. Oslo, 10 de set. de 2022. Disponível em: <https://www.norway.mw/2022/09/10/un-couple-trouve-une-epee-viking-dans-un-champ-a-overas-a-vestnes-dans-le-comte-de-more-et-romsdal/>. Acesso em: 12 de set. de 2022. (Livremente traduzido e adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Livros Vikings na Google News
bottom of page