top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

O FAMOSO TESOURO VIKING DE GALLOWAY

Com uma ambição sem limites, os invasores e comerciantes vikings espalharam-se pela Europa e parte da Ásia, saqueando os territórios mais ricos e explorando mercados exóticos em busca de artigos raros e preciosos.


O famoso tesouro viking de Galloway
Contas coloridas, joias de prata e moedas islâmicas descobertas no decurso de uma escavação arqueológica em um povoamento russo que fez parte das rotas comerciais vikings. — Imagem: National Geographic

Na era viking, o enriquecimento tinha as suas desvantagens.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

Muitos guerreiros vikings temiam ser roubados ou capturados no campo de combate, razão pela qual enterravam os seus saques e bens na esperança de recuperá-los mais tarde. Atualmente, os investigadores recorrem a potentes detectores de metais para localizar estes tesouros, com achados tão importantes como os de Galloway, um vale de York.


“Era um típico dia horrível de janeiro, num campo enlameado e mal arado”, recorda David Whelan, um detectorista amador.


Porém, esse mau dia de 2007, no vale de York, acabou da melhor maneira. Pouco depois de começar a trabalhar, ele e o filho, Andrew, encontraram uma peça de chumbo que cobria um recipiente antigo contendo um dos maiores tesouros viking alguma vez descobertos em Inglaterra: 617 moedas de prata e 65 fragmentos de joias.


Três pregadores em forma de disco do Galloway Hoard. O artefato da esquerda é o primeiro já descoberto de seu gênero. — Imagem: National Geographic

O antigo reino viking de York, conquistado por Ivar Sem Ossos em 866 dC., e recuperado pela Casa de Wessex em 954, ocultava este tesouro que, segundo as investigações, foi enterrado em 928. Estudos posteriores demonstraram que as moedas tinham vindo de todo o mundo viking: desde Inglaterra e do Império Carolíngio (que incluía os atuais territórios da Alemanha e França) aos territórios islâmicos da Ásia.


FONTE: National Geographic

TESOUROS viking em Galloway e York. National Geographic. Lisboa, 04 de abr. de 2022. Disponível em: <https://nationalgeographic.pt/historia/grandes-reportagens/3015-tesouros-viking>. Acesso em: 04 de abr. de 2022.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page