top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

O Grande Salão Viking contemporâneo do Rei Harald Bluetooth descoberto na Dinamarca

Atualizado: 17 de jan. de 2023

Um grande salão do reinado de Harald Bluetooth foi desenterrado durante o trabalho de construção de uma casa perto de Hune, uma vila do município de Jammerbugt, na Jutlândia do Norte, Dinamarca.


O grande salão viking contemporâneo do Rei Harald Bluetooth descoberto na Dinamarca
Sítio arqueológico de Jammerbugt, na Jutlândia do Norte, Dinamarca. — Imagem: North Jutland Museums

O salão tinha cerca 40 metros de comprimento e entre 8 ou 10 metros de largura, com 10 a 12 postes de carvalho sustentando o telhado. Eles são retangulares em seção transversal e medem 90 × 50 cm. O salão provavelmente serviu como um local crucial para reuniões políticas, para receber visitantes e como centro de atividades sociais da comunidade.


Torne-se um(a) escritor(a) consagrado(a) publicando o seu livro pela Livros Vikings Editora.


A datação preliminar coloca o salão na última metade do Século IX ou na primeira parte do Século XI, mas provavelmente foi usado durante o reinado de Harald Bluetooth.


Pedra rúnica encontrada próxima às escavações. — Imagem: North Jutland Museums
Pedra rúnica encontrada próxima às escavações. — Imagem: North Jutland Museums

Uma pedra rúnica encontrada perto do local da escavação se encaixa nesse período. A pedra localizada em Hune Kirke que data entre 970 e 1020 d.C., está gravada com as palavras:


Hove, Thorkild e Thorbjrn definiram esta pedra como sendo de seu pai Runulv den Rdnilde.

O design do salão lembra as estruturas encontradas nas fotificações circulares de Harald Bluetooth, incluindo Fyrkat em Hobro e Aggersborg em Aggersund.


Os pesquisadores escavaram apenas uma parte do salão, mas acreditam que construções e recursos adicionais se encontram sob a superfície a leste do salão, já que instalações desse tipo raramente ficavam sozinhas.


Aprenda mais sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.


Thomas Rune Knudsen, dos North Jutland Museums (Museus da Jutlândia do Norte), disse:


Esta é a maior descoberta da Era Viking desta natureza em mais de dez anos, e nunca vimos nada parecido aqui na Jutlândia do Norte.

As escavações serão retomadas no ano novo, com uma análise de carbono-14 em restos orgânicos para uma datação mais precisa, cujos resultados devem ser publicados até o final de 2023.


Uma placa de ouro registra o batismo do Rei Harald Gormsson (Harald Bluetooth); ele introduziu o cristianismo na Escandinávia. — Imagem: Getty Images
Uma placa de ouro registra o batismo do Rei Harald Gormsson (Harald Bluetooth); ele introduziu o cristianismo na Escandinávia. — Imagem: Getty Images

O Rei Harald Bluetooth deu as costas às antigas crenças pagãs e se converteu ao cristianismo. Ele é conhecido por levar o cristianismo para a Dinamarca e ganhar o apelido de Blåtand (que significa dente azul) por causa de seu dente podre que teria sido azul escuro.


FONTE: Arkeonews

ALTUNTAS, Leman. A large hall from the time of Viking Harald Bluetooth discovered. Arkeonews. Istambul, 26 de dez. de 2022. Disponível em: <https://arkeonews.net/a-large-hall-from-the-time-of-viking-harald-bluetooth-discovered/>. Acesso em: 27 de dez. de 2022.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page