top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Ferreiros reconstroem um navio viking na Dinamarca

Com 17 metros de comprimento o navio em reconstrução se hospeda no Museu dos Barcos Vikings de Roskilde

 

Livros Vikings | Ferreiros reconstroem um navio viking na Dinamarca
Ferreiros dinamarqueses reconstroem barco viking — Foto: AFP

Diante de um fiorde no coração da Dinamarca, uma equipe de ferreiros trabalha para reconstruir um navio viking, buscando decifrar os milenares segredos de navegação dos antigos guerreiros nórdicos.

 

Uma equipe da Escola Nacional de Ferraria do Reino Unido está ajudando a reconstruir o "Skuldelev 5", um navio de guerra de 17 metros de comprimento cujos vestígios estão em exibição no Museu dos Barcos Vikings de Roskilde, tal qual expõe o professor Rowan Taylor, enquanto seus alunos trabalham no ferro da âncora:

 

Exploramos o máximo possível as técnicas utilizadas naquela época.

 

Segundo arqueólogos, o navio fazia parte de uma frota de guerra e foi encontrado junto com outras três embarcações no fiorde de Roskilde em 1962, quase mil anos após ter naufragado, enquanto protegia a entrada da cidade de invasores.

 

Metade de seu casco de carvalho sobreviveu, mas a âncora não teve a mesma sorte, por isso, será reconstruída com base em outra da mesma época.

 

O modelo, encontrado em Ladby, no centro do país, mede 1,26 metros de comprimento por 0,83 metros de largura e está conectado ao casco com uma corrente de 11 metros de comprimento, tal qual enalteceu Michael Phillips, um estudante de 28 anos:

 

Eles tinham menos acesso aos recursos que nós. Isso demonstra as capacidades que possuíam.

 

Uma vez terminada, a nova âncora será suspensa em uma versão reconstituída do "Skuldelev 5", que deverá estar pronta em 2028. Desde a década de 1980, o Museu de Barcos Vikings de Roskilde expõe e restaura navios da época, utilizando técnicas de arqueologia experimental.

 

Uma janela para o passado viking

Segundo especialistas, esse processo de reconstrução permite uma melhor compreensão daquela época. Reconstruir um navio viking ajuda, por exemplo, a avaliar a velocidade com a qual essas embarcações navegavam, assim como corroborou a conservadora Triona Sørensen:

 

É uma maneira de descobrir todos os segredos que esses barcos guardam [...] Quando você os tem aqui, como nós temos, em um museu, podemos descobrir a idade, o material com que foram feitos, onde foram construídos [...] Mas não se tem ideia de como funcionavam na realidade. E é isso que nos interessa descobrir.

 

Entre os Séculos IX e XI, os vikings navegaram pela Europa, Norte da África, Asia e pela América do Norte, saqueando, explorando, colonizando, mas também realizando expedições comerciais. Neste sentido, Sørensen, destacou:

 

Os barcos foram o verdadeiro motor de toda essa expansão na era viking e levaram a Escandinávia para a cena política europeia da época [...] Para nós, os barcos estão no coração da era viking.

 

À medida que a equipe de ferreiros e arqueólogos continua seu trabalho minucioso, a reconstrução do "Skuldelev 5" avança, trazendo à tona não apenas um artefato histórico, mas também um pedaço vital da herança cultural nórdica.

 

Cada prego forjado, cada tábua ajustada, aproxima-os um pouco mais de compreender as incríveis habilidades de navegação e construção naval dos vikings.

 

O projeto tem um impacto significativo tanto na comunidade científica quanto no público em geral. O Museu de Barcos Vikings de Roskilde espera que, ao compartilhar essas descobertas, possa inspirar um maior interesse e apreço pela era viking e sua influência duradoura na história europeia.

 

À medida que 2028 se aproxima e o "Skuldelev 5" reconstituído começa a tomar forma, o entusiasmo cresce não só entre os especialistas envolvidos, mas também entre os visitantes do museu, que acompanham ansiosamente cada etapa desse ambicioso projeto.

 

Em breve, eles terão a oportunidade única de ver, em primeira mão, um navio viking reconstruído, navegando novamente pelas águas, revelando seus segredos antigos e trazendo à vida uma era de coragem e aventura.

 

Com a conclusão do "Skuldelev 5", não só a ciência e a história ganham, mas também o espírito humano, sempre em busca de explorar, entender e conectar-se com suas raízes.

 

Este artigo foi parcialmente criado por Inteligência Artificial (IA). Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

FONTE: O Globo

FERREIROS dinamarqueses reconstroem um barco viking para decifrar seus segredos. O Globo. Rio de Janeiro, 02 de jun. de 2024. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2024/06/02/ferreiros-dinamarqueses-reconstroem-um-barco-viking-para-decifrar-seus-segredos.ghtml>. Acesso em: 05 de jun. de 2024. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)

 

Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page