top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

CONFIRMADO! O NAVIO GJELLESTAD É DA ERA VIKING — SERÁ ESCAVADO

Os arqueólogos do Museu de História Cultural da Noruega confirmaram que o importante Navio Viking Gjellestad descoberto no sudeste da Noruega data dos primeiros dias da Era Viking.


FONTE: Forbes

Os achados de 2018 do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) foram manchetes em todo o mundo. Várias estufas e pelo menos um navio enterrado foram descobertos pela nova tecnologia de radar de penetração no solo (GPR). Embora o local fosse conhecido por ser importante durante a Era Viking, a busca pelo navio havia sido um palpite, até agora.


Datando um túmulo de Navio Viking

"As investigações confirmam alegremente nossa hipótese oriunda de 2018, quando encontramos o navio por radar de penetração no solo", disse Knut Paasche, chefe de Arqueologia Digital da NIKU.


“No contexto de outras descobertas anteriores de navios perto do Oslofjord, tanto a forma do navio quanto sua localização indicavam a Era Viking. É um prazer confirmar isso através da dendrocronologia”, acrescentou. Dendrocronologia é o estudo de dados do crescimento de anéis das árvores.


Durante o final de 2019, arqueólogos do Museu de História Cultural, juntamente com especialistas do conselho do condado, trabalharam para entender mais sobre o local. Em setembro, grandes partes da quilha foram encontradas de forma preservada.


No anúncio dos resultados preliminares da pesquisa arqueológica, foi revelado que os padrões na madeira do navio correspondem ao período entre 603 a 724 d.C. Embora seja difícil datar exatamente, o líder do projeto Christian Løchsen Rødsrud disse em entrevista coletiva que o navio provavelmente data da transição para a Era Viking, que geralmente é considerada como tendo começado com o ataque a Lindisfarne no final do Século VIII.


Faça parte do livro Mitologia Nórdico: uma coletânea de contos contemporâneos, saiba mais...


Nem todas são boas notícias

No entanto, nem todas as notícias foram positivas. Embora a qualidade da preservação da madeira varie, também há danos substanciais por fungos. Especialistas descreveram o ataque de fungos como "grave" e disseram que o uso de fertilizantes no campo contribuiu para a disseminação dos fungos. Devido aos danos e às condições do solo de hoje, a Diretoria do Patrimônio Cultural recomenda a escavação do navio.


O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, concorda com a avaliação. Ele disse à NRK que a descoberta é emocionante, mas os ataques com fungos significam que é uma situação séria. “Quando a Diretoria do Patrimônio Cultural recomenda escavações, devemos fazê-las. Agora, não se trata de fazer isso, mas como fazer isso acontecer”, afirmou.


FONTE: Forbes

NIKEL, David. Confirmed: Norway’s Gjellestad Ship Is From The Viking Age. Forbes. Nova Iorque, 17 de jan. de 2020. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/davidnikel/2020/01/17/confirmed-norways-gjellestad-ship-is-from-the-viking-age/#17f01c729bb2>. Acesso em: 21 de jan. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Livros Vikings na Google News
bottom of page