top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

A esquecida coalisão de vikings e escoceses que mudou a história britânica

Atualizado: 30 de jun. de 2023

Desde que foi coroado rei dos anglo-saxões em 925 d.C., Æthelstan vinha gradualmente ampliando sua autoridade.


A esquecida coalisão de vikings e escoceses que mudou a história britânica
Throrolf matando o Conde Hring. — Crédito da Imagem: Eleanor Means Hull, 1913

Depois que seu avô, Alfredo, o Grande, deteve a conquista dinamarquesa da Inglaterra, seu pai, Eduardo, o Velho, recuperou as Midlands Orientais e Anglia Oriental dos dinamarqueses em 917 d.C. Construindo sobre essas sólidas bases, Æthelstan avançou para o norte.


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.


Dois anos depois de se tornar rei, ele assumiu o último reino viking remanescente em York, estendendo seu domínio até a fronteira escocesa. Em 934 d.C., ele invadiu a Escócia, possivelmente porque seu rei, Constantino, havia quebrado um tratado de paz.


Depois de reunir suas forças em Winchester, ele marchou para o norte, recebendo reforços no caminho e visitando o santuário de São Cuthbert em Chester-le-Street, no atual condado de Durham. Apoiado por uma frota que navegou pela costa leste, Æthelstan liderou seus guerreiros anglo-saxões profundamente na Escócia, queimando e saqueando até o grande forte de Dunnottar, ao sul de Aberdeen.


Ninguém ousou enfrentar o poderoso exército do sul em batalha, e os governantes do norte logo se renderam. Constantino se rendeu a Æthelstan e seu vizinho, Owain, rei de Strathclyde, seguiu o exemplo. Ambos foram forçados a aceitar a suserania de Æthelstan, agora no auge de seus poderes.


Percebendo que sua única esperança de enfrentar o poderoso rei inglês era deixar de lado suas diferenças, os inimigos de Æthelstan forjaram uma coalizão contra ele, com Constantino e Owen se unindo a Olaf, o rei viking de Dublin. Em 937 d.C., eles se mudaram para Northumbria, onde havia grande número de colonos dinamarqueses e pouca aristocracia sentia lealdade a Æthelstan. Não está claro como ou onde eles combinaram seus exércitos, mas dizem que os vikings navegaram seus navios longos pelo Humber.


Realize o seu sonho e publique seu livro pela Livros Vikings Editora.


Durante seu reinado de 14 anos, Æthelstan expandiu as fronteiras da Inglaterra para o mais distante que elas haviam alcançado até então. Ele eliminou a oposição na Cornualha, extraiu um tributo enorme dos reis de Gales, conquistou York viking, estendeu seu controle sobre Northumbria e repeliu uma grande invasão em 937 d.C.


Mas ele era mais do que apenas um guerreiro temido por seus vizinhos. Ele emitiu códigos de lei para fortalecer o controle real sobre seu reino expandido, regulou a moeda e incentivou a vida urbana. Ele era um grande colecionador de obras de arte e relíquias e um generoso patrocinador de casas religiosas.


Em seus últimos anos, Æthelstan era respeitado e influente.


FONTE: History Extra

HUMPHRYS, Julian. Anglo-Saxons versus Scots and Vikings at Brunanburh: the forgotten fight that changed British history. History Extra. Bristol, 14 de abr. de 2023. Disponível em: <https://www.historyextra.com/period/anglo-saxon/battle-of-brunanburh/>. Acesso em 14 de abr. de 2023. (Traduzido por ChatGPT, uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI e adaptado pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page