top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Aconteceu em 13 de novembro de 1002: o massacre que levou os vikings a invadirem a Inglaterra

Atualizado: 19 de jan. de 2023

Quando o Rei Ethelred II massacrou os dinamarqueses que viviam na Inglaterra, ele atraiu a ira do Rei Sven Barba Bifurcada. O líder viking embarcou em uma vingança que o levaria a conquistar todo o reino e se tornar o rei da Inglaterra, mas, por apenas 5 semanas!

Aconteceu em 13 de novembro de 1002: o massacre que levou os vikings a invadirem a Inglaterra
A morte de Gunhilde

Em 13 de novembro de 1002, ocorreu o massacre de Saint-Brice na Inglaterra. Ao atacar os dinamarqueses que viviam na ilha, o Rei Ethelred II assinou a sua sentença de morte. No Século X, a ilha estava sob o domínio anglo-saxão, descendentes de dois povos germânicos: os anglo-saxões.


Entretanto, o país enfrentava as invasões vikings. As colônias dinamarquesas se estabeleciam no território. Em 13 de novembro de 1002, dia de Saint-Brice, o rei anglo-saxão Ethelred II mandou assassinar uma grande quantidade de nórdicos, que haviam se estabelecido em suas terras. Um massacre.


Aprenda sobre os viking lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings

Porém, entre as vítimas estavam a irmã e o cunhado do rei da Dinamarca, Sven Barba Bifurcada, um líder viking formidável, quem decidiu se vingar — uma guerra de vingança. Neste sentido, ele reuniu um grande exército e seguiu para a ilha, acompanhado por seu filho Knut.


Ele subiu o Tâmisa, tomou a cidade de Canterbury e mandou executar o arcebispo. Na sequência, Ethelred não conseguiu lidar com a invasão e fugiu para a Normandia, onde procurou por seu cunhado, o Duque Ricardo.


Sven foi coroado rei da Inglaterra, mas o viking só governaria por cinco semanas, porque morreu em 3 de fevereiro de 1014, e seu filho Knut herdou sua coroa...


O retorno de Ethelred

Ethelred voltou para a Inglaterra apoiado por vários grandes nobres do país. Os dois inimigos se chocariam várias vezes. As batalhas continuaram mesmo após a morte de Ethelred, quando o seu filho Edmond Côte-de-Fer assumiu, quem finalmente foi derrotado na Batalha de Ashingdon.


Knut, apelidado de O Grande, reinou supremo a Inglaterra a partir de 1016. Ele foi um rei astuto que tratou os conquistados como iguais. Ele até se casou com Emma da Normandia, a viúva de Ethelred.


Além da Inglaterra, Knut foi o Rei da Dinamarca e da Noruega. Ele controlou um verdadeiro império, o qual não sobreviveu à sua morte em 12 de novembro de 1035 e assim a coroa da Inglaterra foi para Eduardo, o Confessor, o segundo filho do Rei Ethelred II.


FONTE: Lalsace

C'EST arrivé le 13 novembre 1002: le massacre qui a conduit les Vikings à envahir l'Angleterre. Lalsace. Mulhouse, 13 de nov. de 2020, Disponível em: <https://www.lalsace.fr/culture-loisirs/2020/11/13/c-est-arrive-le-13-novembre-1002-le-massacre-qui-a-conduit-les-vikings-a-envahir-l-angleterre>. Acesso em: 13 de nov. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page