• Livros Vikings

XADREZ VIKING: PEÇAS DE 1.000 ANOS DE UM JOGO DE ESTRATÉGIA SERÃO LEILOADAS

Um conjunto raro de peças de um jogo de estratégia viking foi colocado à venda depois de ser descoberto por um detector de metais.



O mineiro aposentado Mick Bott, 73, fez a descoberta na região de Torksey, Lincolnshire, onde os vikings acamparam durante o inverno de 872 d.C. O acampamento era usado como base defensiva de posição estratégica pelos vikings durante os meses de inverno, enquanto se preparavam para conquistar a Inglaterra.


As peças faziam parte de um jogo de tabuleiro estratégico chamado Hnefatafl, semelhante ao xadrez e popular entre os soldados para o ensino de estratégias de campo de batalha. O conjunto deve ser vendido por £ 1.000 (R$ 7.000, aproximadamente) quando for leiloado na Dix Noonan Webb (DNW) de Londres na próxima terça-feira, 15 de setembro.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Estabelecido em Torksey, em Lincolnshire, o acampamento foi usado como posição defensiva e estratégica dos Vikings durante os meses de inverno

Um dos especialistas da DNW disse que o detectorista trouxe as peças do jogo viking para a casa de leilões em um saco plástico, sem saber o seu significado. Bott colecionava itens do local há duas décadas e havia encontrado também moedas, pontas de alças, broches, suportes e pesos de chumbo datados do Século IX.


“Ele pensava que eram pesos, mas estive no Museu de Oslo e vi exemplos de jogos vikings, e essas peças se pareciam com elas”, disse Nigel Mills na DNW


“Eu pesei todos elas e nenhum delas eram iguais — eram todas diferentes”.


Depois de uma inspeção mais detalhada dos pesos de chumbo e ao compará-los com exemplos de pedras de formato semelhantes do Museu de Oslo, tornou-se evidente que eram peças de Hnefatafl.



Mills disse ao MailOnline que o conjunto “é como uma cápsula do tempo”.


“O mais estranho é que neste acampamento de inverno, milhares de guerreiros vikings estavam sentados jogando um jogo de tabuleiro... é difícil de visualizar”, disse ele.


“Eles realmente adoravam este jogo, pois era ótimo para estratégia e planejar alguns passos à frente, conforme necessário na batalha”.


“Ter um conjunto completo de 37 é notável, pois não foram encontrados ao mesmo tempo, mas sim, durante longo período de buscas”.


As peças feitas de chumbo, foram verificadas por especialistas do Museu Fitzwilliam em Cambridge. Embora uma placa de acompanhamento não tenha sido encontrada, a DNW encomendou uma placa de madeira feita à mão, que está incluída no item.


------- continua depois da publicidade -------


Isso significa que o comprador poderá jogar Hnefatafl com as mesmas peças que os vikings usaram há 1.150 anos. Os jogadores do Hnefatafl na Escandinávia possivelmente usariam pedras polidas, pois o chumbo se deteriora no frio extremo.


“Na Escandinávia, eles não usam chumbo — eles não tinham acesso e não durava — ele se deteriora”, disse Mills.


“Eles obviamente tinham acesso à liderança de Torksey e foi isso que usaram, então foi muito mais fácil fazê-los”.


O Museu Britânico chama o Hnefatafl de The Viking Game (o jogo viking) ou The King's Table (a mesa do Rei), 'um jogo de tabuleiro emocionante e estratégico'.


O jogo que atingiu o pico de popularidade durante a Idade das Trevas no norte da Europa, desenvolveu-se ao longo dos séculos e as diferentes variantes agora vêm sob o nome de 'Tafl'. É jogado por dois competidores em um tabuleiro com padrão distinto, o qual tem semelhanças com o xadrez. Cada conjunto Hnefatafl é composto por 37 peças — 12 peças de defesa em forma de torre, 24 peças esféricas de ataque e um rei com decoração de cobre.


Cada peça se move em linha reta, assim como o castelo no xadrez, e a peça do oponente é removida do tabuleiro quando as peças inimigas ocupam duas casas opostas. O inimigo precisa colocar a peça em lados opostos, ao contrário do xadrez, onde a peça deve cair na mesma casa. O objetivo do jogo é que o defensor mova seu rei para uma das casas dos cantos, enquanto o atacante deve tentar cercar o rei em todos os quatro lados, impedindo-o de se mover.


“O jogo é muito estratégico — é muito simplista em alguns aspectos, mas quando você está atacando é muito difícil vencer e capturar o rei”, disse Mills ao MailOnline.


“É muito difícil vencer atacando”.


“Portanto, é um jogo que ensina os soldados no campo de batalha a pensarem no que está acontecendo na retaguarda, de cada lado e à sua frente”.


Esta é a primeira vez que um conjunto completo da era viking é oferecido em leilão, o qual acontecerá online na terça-feira às 13h, com preço inicial de cerca de £ 800 (R$ 5.500).


“Pode ser que eles busquem muito mais — eu honestamente não sei”, disse Mills. — Não há precedente para isso, quem sabe.


As peças foram retiradas do local às margens do rio Trent, em Lincolnshire, onde os vikings estabeleceram uma base defensiva e estratégica.


“O local era estratégico, com uma área protegida de forma ovalada em terreno elevado, cercado por pântanos e delimitado pelo rio Trento, criando efetivamente uma ilha”, disse Bott.



O acampamento foi usado por milhares de guerreiros vikings, mulheres e crianças que viviam temporariamente em barracas, de acordo com a Universidade de Sheffield, que estava envolvida na escavação do local. Os vikings usavam o local como base para consertar navios, derreter metais saqueados, fabricar, trocar e jogar jogos como o Hnefatafl.


“O acampamento dos vikings em Torksey era muito mais do que apenas um punhado de guerreiros resistentes — era uma base enorme, maior do que a maioria das cidades contemporâneas, completa com comerciantes, famílias, festas e entretenimento”, disse a professora Dawn Hadley do Departamento de Arqueologia da Universidade de Sheffield.


“Os vikings, inclusive mulheres e crianças, passavam o tempo jogando, esperando a primavera e o início de sua próxima ofensiva”.


FONTE: Daily Mail

CHADWICK, Jonathan. Viking chess! Rare complete set of a 1,000-year old battlefield strategy board game discovered by a metal detectorist in Lincolnshire is expected to fetch £1,000 at auction. Daily Mail. Londres, 09 de set. de 2020. Disponível em: <https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-8713995/Viking-board-game-pieces-uncovered-metal-detector-auction.html>. Acesso em: 09 de set. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #xadrezviking #jogoviking #hnefatafl #inglaterra #vikingsnainglaterra #livrosvikings

61 visualizações

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0