Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

UMA ESTUDIOSA "VIKING" ESTÁ ENTUSIASMADA COM A DESCOBERTA DE ORNAMENTOS CELTAS NA NORUEGA

Uma importante estudiosa viking diz que ela e outros arqueólogos estão entusiasmados com a descoberta do que parece ser um antigo ornamento celta encontrado em um campo da Noruega, o qual poderia ter sido um esconderijo de pilhagem viking.


Um estudiosa "viking" está entusiasmada com a descoberta de ornamentos celtas na Noruega
O objeto celta encontrado na Noruega

Dra. Cat Jarman, uma consultora sênior do Novo Museu da Era Viking da Noruega, disse que estava "muito animada" com a descoberta do que parecia ser um ornamento medieval, representando um rosto que possivelmente era afixado a um balde usado por monges irlandeses entre 500 e 700 d.C.


Apoie a Livros Vikings...

O ornamento — junto com moedas islâmicas antigas, conhecidas como Dirham, que datam de 800 d.C. — foram encontrados por detectores de metais que vasculhavam os campos de um fazendeiro em busca de objetos de valor perto de Trondheim, no centro da Noruega, na semana passada.


A descoberta extremamente rara foi entregue aos especialistas em arqueologia do Museu Arqueológico de Trondheim, que irão limpá-la e examiná-la melhor.


No entanto, a Dra. Jarman suspeita que seja de uma safra semelhante a de outros ornamentos de baldes celtas tirados pelos vikings de mosteiros medievais da Irlanda e do Reino Unido durante os ataques de pilhagem do Século IX.


“Eles são lindos, com significado religioso”, disse ela ao Irish Independent.


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras disponíveis na Livraria Livros Vikings,

Assim que o ornamento estiver limpo, ela espera que ele revele duas faces descritas em achados anteriores semelhantes.


“Teria sido muito valioso naquela época”, disse ela sobre os artefatos religiosos, dentre outros que os vikings saquearam entre 790 e 900 d.C.


“Não é muito provável que os tivessem trazido de forma pacífica”, já que violentos ataques de pilhagem orgulhavam os vikings, os quais gostavam de levar para casa espólios “exóticos”, após os ataques às igrejas e aos locais monásticos da Irlanda.


FONTE: Irish Independent

BRAY, Alisson. Viking scholars ‘thrilled’ by discovery of Celtic ornament in Norway. Irish Independent. Dublin, 26 de abr. de 2021. Disponível em: < https://www.independent.ie/irish-news/news/viking-scholars-thrilled-by-discovery-of-celtic-ornament-in-norway-40354949.html>. Acesso em: 26 de abr. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos a seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #celta #irlanda #vikingsnairlanda #livrosvikings