Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE AS RUNAS: PARTE 1

Em parceria com o @caminhonordico, a @livrosvikings tem a honra de apresentar, semanalmente, conteúdos de fontes seguras relacionados à Fé Nórdica Ancestral — Forn Siðr/Heiðinn Siðr/Forn Sed.


Uma breve introdução sobre as runas: parte 1
Imagem: Karlevistenen Runestone por Helen Simonsson

Rúnar

As rúnar são os sistemas de escrita e aconselhamentos. Dentre as traduções para a palavra em norrœnt (nórdico antigo) “rún” plural rúnar, temos a palavra “conselho”. Em razão de o público místico e esotérico brasileiro ter consumido e fomentado por décadas publicações que abordam as runas de forma totalmente divergente a como elas são estudadas na Escandinávia, há o engano de que os sistemas de escrita rúnicos seriam oráculos. Isto, sendo otimista, porque muitos pensam haver apenas o Elder Futhark.


Há aproximadamente 2000 anos de história rúnica registrada em pedras (especialmente as bautarsteinar, pedras da memória), artefatos encontrados em achados arqueológicos, documentos com poemas rúnicos em tratados gramaticais, e demais documentos históricos. A primeira preocupação de um interessado em Runologia deve ser o entendimento da história e da evolução rúnica, mesmo que esteja espiritualmente motivado.


Como Hávi (Óðinn, Altíssimo) primeiramente nos questiona no vísa 144 do Hávamál, “Veistu, hvé rísta skal?” — “Tu sabes como deves entalhar/riscar/escrever?” E esta é apenas a primeira das nove habilidades listadas por Óðinn para que se alcance o conhecimento rúnico.


Leia também: Hávamál e Hávamál completo em português (traduzido diretamente do nórdico antigo)


É necessário que se entenda que as rúnar são primeiramente sistemas de escrita, o que fica claro em seu uso ao longo da história, como citado. Quanto a sacralidade, temos o uso religioso atestado não unicamente no Hávamál, mas em outros documentos, como por exemplo o Sigrdrífumál e o Rígsþula. Sempre é importante ressaltar que a magia nunca está desvinculada da sincera devoção aos Regin no Forn Siðr.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

Sem que o material de estudo seja elaborado por um runologista é impossível que se aborde as rúnar de forma adequada e que se aprenda algo digno da história e sacralidade destes caracteres nórdicos. Tamanho é o mal-entendido e as informações errôneas disseminadas ao longo do tempo e ainda propagadas no Brasil sobre as rúnar que se pensa (ainda!) que elas são um oráculo.


No uso religioso das rúnar o que nos são benevolentemente concedidos pelos Regin são Conselhos, e não “previsões oraculares”. O papel oracular na cultura nórdica é realizado pelas völur singular völva. Estas mulheres com habilidades mágicas e dons proféticos eram (e são) bem quistas nas comunidades e faziam suas previsões através das canções que entoavam. Logo, o oráculo não era algo a ser consultado, mas sim, alguém.


Podemos perceber que não falta aos heiðin (aqueles que seguem o Antigo Costume nórdico) nem o aconselhamento dos Regin, que é o mais importante, e nem um veículo oracular. Tão absurdo aos olhos dos heiðin quanto pensar nas rúnar como um oráculo é a proposta meramente comercial de se criar supostos “oráculos nórdicos” ou relacionados a qualquer um dos Regin.


Isto é incoerente e alienígena à fé e cultura nórdicas, pois o aconselhamento Divino já vem das rúnar “as quais Fimbulþulr (Óðinn) pintou e que os Ginnregin (deuses) fizeram e Hroptr (Sábio; Óðinn) dos Regin (deuses) gravou” (Hávamal: 142) e “por mais que os outros Goðar (Poderes Divinos) sejam poderosos, ainda todos servem a Ele (Óðinn), como crianças obedecem a um pai” (Snorra Edda: 20. FráÓðniok nöfnumhans).


Todas as traduções contidas neste texto são do runologista e Goði Allan Marante, autor do livro “Sabedorias das Runas. História, Arqueologia e Literatura” (clique aqui e adquira o seu exemplar) e de outras obras sobre fé, cultura e história nórdicas.


Conheça melhor o trabalho do Caminho Nórdico (@caminhonordico), acessando: Instagram/caminhonordico, Facebook/caminhonordico e o canal do YouTube ou ainda, assista-o em nosso menu vídeo/religiosidade. Se preferir, mande um e-mail para caminhonordico@gmail.com e tire as suas dúvidas.


FONTE: Caminho Nórdico (Instagram)

COSTA, Denise. Rúnar: sistemas de escrita e aconselhamentos. Caminho Nórdico. São Paulo, 03 de jan. de 2021. Disponível em: <https://www.instagram.com/caminhonordico/>. Acesso em: 01 de set. de 2021.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #fornsiðr #fé #heiðinnsiðr #heiðin #nórdico #æsir #asynjur #norrœnt #oldnorse #nórdicoantigo #heiðinn #runa #runas #futhark #elderfuthark #rún #rúnar #runologia #caminhonordico #livrosvikings