• Livros Vikings

UM TESTE DE DNA LANÇA LUZ SOBRE UM ANTIGO ASSASSINATO VIKING — SERIAM KATLA E ODD DAS SAGAS?

Quase 40 anos depois da famosa descoberta de ‘Gerdrupgraven’ na região de Roskilde, Dinamarca, os arqueólogos encontraram novas e importantes evidências.


O túmulo foi descoberto há 39 anos. (Imagem: Roskilde Museum)

Uma das principais atrações do Museu de Roskilde é o Túmulo de Gerdrup — um enterro viking de 1.000 anos —, descoberto há 39 anos ao norte de Roskilde, no pequeno vilarejo de Gerdrup.


O túmulo contém os esqueletos de um homem e de uma mulher, sobre os quais há muito os arqueólogos especulam. Quem são eles? Por que foram enterrados juntos? Outro elemento misterioso é que o homem foi morto e enterrado ao lado da mulher.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


O Túmulo de Gerdrup tem outro aspecto importante: foi a primeira descoberta que provou que as mulheres vikings eram enterradas juntas de armas — neste caso, uma lança.


Vínculo familiar

Bem, agora algumas novas informações surgiram sobre este mistério de longa data. O teste de DNA revelou que o casal é na verdade mãe e filho, e que o homem não era, como se acreditava anteriormente, um escravo sacrificial.


“É um resultado incrivelmente emocionante e surpreendente que temos aqui. Precisamos considerar cuidadosamente o que isso significa”, disse Ole Kastholm, arqueólogo e curador sênior do Museu Roskilde.


A revelação significa que a história do Túmulo de Gerdrup precisa ser reescrita e que um novo mistério precisa ser resolvido.


“Precisamos verificar se outras sepulturas e outras fontes de material da Era Viking podem revelar alguns padrões que nos ajudem a resolver este caso”, disse Kastholm.


As sagas detêm a chave?

A chave para resolver o enigma pode ser encontrada em uma das antigas Sagas Islandesas — uma série de narrativas escritas entre os Séculos XII e XV, que cobrem a história viking.


O homem na sepultura parece ter sido executado, enforcado e amarrado antes de ser colocado na sepultura. Enquanto isso, a mulher estava soterrada com grandes pedras.


Uma teoria é que a lança encontrada na sepultura junto à mulher, seja na verdade o cajado de uma feiticeira.


Algo estranho sobre eles?

Uma das sagas conta a história da feiticeira Katla e seu filho Odd que foram perseguidos e executados. Odd foi enforcado e Katla apedrejada até a morte. Enquanto a trama se complica e os arqueólogos trabalham para resolver a última parte do quebra-cabeça, os esqueletos podem ser vistos no Museu de Roskilde.


(Imagem: Roskilde Museum)
(Imagem: Roskilde Museum)

FONTE: CPH Post

W. Christian. DNA testing sheds light on old viking murder mystery. CPH Post. Copenhagen, 06 de out. de 2020. Disponível em: <http://cphpost.dk/?p=119053>. Acesso em: 06 de out. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #túmuloviking #dnaviking #gerdrup #dinamarca #vikingsdinamarqueses #livrosvikings

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0