Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

UM MUSEU DE LE MANS, FRANÇA, EXIBIRÁ PRESAS DE MORSA COM RUNAS VIKINGS

Esta semana, de segunda-feira, 26 de outubro, a sexta-feira, 30 de outubro de 2020, gerentes de coleção dos museus de Le Mans contam a história de um objeto que será exibido em exposições permanentes ou temporárias. Nesta terça-feira, 27 de outubro, as curiosas presas de morsa do Museu Vert.


Um museu de Le Mans, França, exibirá presas de morsa com runas vikings
Uma das propriedades mais antigas do Musée Vert são as Walrus Tusks. | FOTO LE MAINE LIBRE - DENIS LAMBERT

Nas presas de morsas expostas no segundo andar do Museu Vert em Le Mans, das coleções dedicadas à fauna, flora e geologia, os visitantes podem encontrar um alfabeto entalhado em marfim. Existem apenas dois exemplos conhecidos deste tipo de runas vikings, que datam do Século XIII.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


As presas pertenciam a Louis Maulny. Elas foram expostas em seu gabinete de curiosidades. Ele tinha muitos itens. Louis Maulny era conhecido localmente por ter salvado o esmalte Plantagenêt durante a Revolução Francesa. Ele morreu em 1815. As presas então forma compradas em 1816 pelo Musée du Mans na época. Esta é uma das propriedades mais antigas do museu, diz Nicolas Morel, chefe das coleções do Museu Vert.


Um objeto ainda em estudo

A inscrição não é mais um mistério, já que os cientistas sabem há muito tempo como decifrar as runas, as quais significam: "Este troféu pertence a Orm", especificou Nicolas Morel.


As presas da morsa Mancelles, no entanto, foram objeto de um estudo recente de acadêmicos de Oxford sobre o comércio de marfim. Eles pegaram DNA para identificar de onde vieram: Groenlândia. Este objeto é o símbolo dos lugares de onde os vikings se estabeleciam. Eles cruzaram o Atlântico e isso foi financiado por marfim de morsa, muito procurado até a Idade Média, decifrou Nicolas Morel.


FONTE: Ouest France

LE DIOURIS, Pauline. Le Mans. Un objet, un musée: les défenses de morse aux runes viking. Ouest France. Le Mans, 27 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.ouest-france.fr/pays-de-la-loire/le-mans-72000/le-mans-un-objet-un-musee-les-defenses-de-morse-aux-runes-viking-8ddc0a96-0efe-11eb-a094-4f55046af2d6>. Acesso em: 27 de out. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #morsa #presademorsa #lemans #frança #vikingsnafrança #livrosvikings