• Livros Vikings

UM ESTUDO DE DNA MOSTROU QUE SER UM VIKING ERA UM TRABALHO E NÃO ALGO HEREDITÁRIO

A análise publicada na revista Nature revela que os vikings tinham ancestrais de caçadores-coletores, agricultores e populações da estepe eurasiana.


Crédito da Imagem: Oxford Archeology

Um estudo de DNA revelou a verdadeira diversidade genética das pessoas que chamamos de vikings. A análise publicada na revista Nature confirmou o que as evidências históricas e arqueológicas já sugeriam sobre esse grupo, embora a resposta sobre quem eles eram nunca tenha sido totalmente clara.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


O termo em si é controverso: tem sua origem em uma palavra nórdica, viking, que tem vários significados, incluindo pilhagem, exploração e pirataria. Era normalmente usada por vítimas de encontros violentos e aplicado a grupos de marinheiros escandinavos entre 750 e 1050 d.C., período conhecido como Era Viking.


Onde os vikings se espalharam

A pesquisa da Nature reúne os dados genéticos de 442 humanos cujos vestígios datam de 2.400 a.C. a 1600 d.C. Todos estavam enterrados em áreas onde os vikings se espalharam e artefatos de estilo escandinavo foram descobertos, como moedas, armas e até navios inteiros.


Associado ao trabalho

Uma das grandes curiosidades sobre esse grupo é que eles não eram exclusivamente louros de olhos azuis, mas sim uma mistura, ou seja, não eram um único grupo étnico, porém um cruzamento de vários outros. Assim, eles tinham ancestrais de caçadores-coletores, fazendeiros e populações da estepe da Eurásia.


A descoberta também identificou três grandes focos geneticamente diversos onde as pessoas se misturaram com povos de outras regiões durante a era: um na atual Dinamarca e os outros dois em cada uma das ilhas de Gotland e Öland, na atual Suécia. Esses três locais são considerados centros comerciais naquela época.


Grupo pouco homogêneo

Por esta razão, foi revelado que eles não interagiam tanto com a região geral da Escandinávia quanto com o exterior e que se misturavam com uma ampla gama de povos que encontraram em suas viagens.


Eske Willerslev, pesquisador da Universidade de Cambridge e diretor do Centro de Geogenética da Fundação Lundbeck da Universidade de Copenhagen, observou que "é bastante claro, a partir da análise genética, que os vikings não eram um grupo homogêneo de pessoas. Muitos dos vikings eram indivíduos mistos, com ancestrais do sul da Europa e da Escandinávia, por exemplo, ou mesmo uma mistura de Sami (escandinavo indígena) e ancestrais europeus. "


FONTE: AS

UN ESTUDIO de ADN demuestra que ser vikingo era un trabajo y no algo hereditario. AS. Madri, 04 de out. de 2020. Disponível em: <https://as.com/diarioas/2020/10/04/actualidad/1601822041_887742.html>. Acesso em: 05 de out. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #dna #dnaviking #profissãoviking #livrosvikings

35 visualizações

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0