• Livros Vikings

UM “COFRINHO” DA ERA VIKING FOI ENCONTRADO EM UM CAMPO NA ILHA DE MAN

Um "cofrinho" de moedas de prata da Era Viking foi descoberto na Ilha de Man por uma detectora de metais, quem também fez outra descoberta surpreendente no ano passado.


Um “cofrinho” da era viking foi encontrado em um campo da Ilha de Man
Um total de 87 moedas e 13 pedaços de braceletes foi descoberto. — MNH

As peças de mil anos foram encontradas pela ex-policial Kath Giles em um campo no norte da ilha.


Os detalhes das 87 moedas encontradas em abril foram divulgados pela primeira vez na audiência do legista.


As moedas foram cunhadas na Inglaterra, em Dublin, na Alemanha e na Ilha de Man.


A Sra. Giles havia ganhado as manchetes quando descobriu uma coleção de joias vikings de ouro e prata, que foi declarada um tesouro em fevereiro.


As moedas serão colocadas em um expositor no Museu Manx em Douglas. — MNH

A curadora de arqueologia do Manx National Heritage (Herança Nacional de Manx), Allison Fox, disse que foi um "achado maravilhoso".


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

“Isso ajudará a aumentar a compreensão da ‘complexa economia da Era Viking’ ao redor do Mar da Irlanda”, acrescentou.


Pensa-se que as peças de prata, que datam de 1000 a 1035 d.C., foram deliberadamente enterradas pelo proprietário para serem guardadas.


A especialista em moedas americana Kristin Bornholdt-Collins, que ajudou a identificar a proveniência e idade das peças, disse que o tesouro pode ter sido usado como um "cofrinho" da Era Viking, o que representaria algumas das moedas mais antigas da coleção.


A Dra. Bornholdt-Collins disse que uma vez enterrado, o tesouro pode ter sido "adicionado ao longo do tempo", embora a maioria das peças fosse um "reflexo direto" do que estava circulando dentro e ao redor da ilha na época.


Outros itens encontrados foram 13 pedaços de bracelete de prata, que também eram usados como moeda no período.


A coleção será exposta no Museu Manx em Douglas antes de ser levada a Londres para uma avaliação posterior.


De acordo com a lei Manx, achados de interesse arqueológico devem ser relatados ao Patrimônio Nacional de Manx e os tesouros legalmente declarados em um inquérito tornar-se-ão propriedade da coroa, com o descobridor recompensado.


FONTE: BBC

VIKING era ‘piggybank’ found in Isle of Man field. BBC. Londres, 15 de jul. de 2021, Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-europe-isle-of-man-57841507>. Acesso em: 15 de jul. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #piggybank #cofrinhovikings #moedasvikings #ilhademan #vikingsnailhademan #livrosvikings

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo