Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasil é parceira da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

PUBLIQUE

EDITAL

BIOGRAFIA

BLOG VIKING

CONTATO

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

  • Livros Vikings

THOR, O DEUS DO TROVÃO

Thor, o deus do trovão, é um dos mais conhecidos deuses da mitologia nórdica. Na mitologia, ele era também o protetor dos agricultores, e controlava o clima e as colheitas.



Família de Thor

Thor é filho de Odin, a figura mais importante na mitologia nórdica (deus supremo), e de Fjorgyn, considerada a deusa da terra, além de ser conhecida por sua força.


Acredita-se que Thor tenha nascido em uma caverna na Noruega, não em Asgard, reino dos deuses. O seu pai, Odin, lhe levou logo novo, sendo criado por sua madrasta, Frigga, a qual achou, por muito tempo, ser sua mãe biológica.


Em alguns escritos, Thor é irmão de Meilli, Balder e Váli. Balder é tido como uma divindade inferior, e a sua mãe Frigga fez de tudo para lhe proteger da morte. Já Vali, não se sabe se era apenas uma figura literária ou se realmente era adorado pelos nórdicos.


Desde pequeno, o deus do trovão foi reconhecido por seu tamanho e força. Assim, a sua mãe objetivando controlá-lo, resolveu enviá-lo para longe de casa, os delegando aos cuidados de Vingnir (o alado) e Hlora (calor).


Os pais adotivos, também tidos como a personificação dos relâmpagos difusos, de forma ágil, o controlaram e o criaram.


Sif, a deusa dos cabelos dourados, se casou com Thor e tiveram duas filhas: Thrud e Lorrine.


E da união de Thor com a giganta Jarnsaxa tiveram Magni, cujo significado é “força”, e Modi, que é “coragem”.


Apoie a Livros Vikings, saiba mais...


A representação de Thor

Diferente da representação da Marvel, Thor era um homem de aparência musculosa, de cabelos e barbas vermelhos, e que carregava o seu martelo para todo lugar.


O martelo de Thor era levado em um cinto, chamado megingjord, tendo também luvas especiais, denominadas como járngreip.


Sua figura está vinculada à força, proteção e tempestades.


Os poderes de Thor

Associado aos trovões, relâmpagos e tempestades, Thor é forte, cheio de coragem e considerado o salvador para os vikings.


Thor é honesto e justo, só que possui um temperamento um tanto quanto furioso, também chamado como pavio curto.


Grande parte dos nórdicos do período preferiram Thor a Odin, o qual era conhecido por sua sede de sangue.


O martelo

Mjölnir é a nomenclatura atribuída ao martelo de Thor, um das armas mais assustadoras e cheia de atributos.


Considerado um dos maiores símbolos da mitologia nórdica, significava força, proteção, integridade e tradição. Ele conseguia enviar relâmpagos e derrubar montanhas, pois Mjölnir conseguia atingir qualquer alvo. E, logo após o alvo ser atingido, o martelo voltava por conta própria à mão direita de Thor.


O veículo de Thor era guiado por uma dupla de bodes, que eram sacrificados e cozinhados como alimento. Porém, em seguida, os mesmos renasciam ao posicionar o martelo sobre os ossos dos animais, isso desde que eles estejam ilesos.


Em síntese, Mjölnir era utilizado tanto para matar quanto para destruir, assim como para reviver pessoas ou animais. Outra atribuição do objeto era fazer parte das cerimônias sagradas, cerimônias sobre nascimento e morte.


Faça parte do livro Mitologia Nórdica: uma coletânea de contos contemporâneos, saiba mais...


Mitologia e super-herói

Não é por acaso que Thor é um dos deuses mais conhecidos da mitologia, isso se dá pela influência do cinema e dos quadrinhos, ao transformá-lo em um super-herói.


No século XX, Thor se torna ainda mais popular, ao entrar para os quadrinhos de super-heróis. Em 2011, ele alcança mais uma mídia audiovisual – as telas de cinema.


Contudo, não é só o deus que vai para o escurinho do cinema, outros deuses da mitologia nórdica assumem o espaço, como: Loki, Frigga, Odin e Sif.


Celebrações

A festa de Thor, intitulada como Thorrablot, era realizada no dia 19 de janeiro, no período do inverno, e era o momento em que as famílias se encontravam para comer pratos especiais.


No país da Islândia, a celebração foi rememorada no século XIX, pelo movimento independentista, sendo feita até os dias atuais.


Ainda assim, de qualquer maneira, os nórdicos dedicavam um dia exclusivo da semana para cada deus. Desse modo, o nome germânico de Thor adentrou a Língua Inglesa como “Thursday”, quinta-feira.


Morte de Thor

A morte de Thor ocorre em Ragnarok, ao deus lutar com a serpente Jormungand e derrotá-la. O animal, que vive nos oceanos, cresceu de uma forma tão estrondosa, sendo capaz de morder seu próprio rabo.



A grande batalha contou com a participação de deuses, anões, monstros, gigantes e marcou o fim dos tempos, ou melhor, o início de um novo ciclo.


FONTE: Escola Educação

PORTO, Lidianne.Thor, o deus do trovão – Um dos principais deuses da mitologia nórdica. Escola Educação. São Paulo. Disponível em: <https://escolaeducacao.com.br/thor/>. Acesso em: 27 de fev. de 2020.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #norsemythology #mitologianórdica #thor #godofthunder #deusdotrovão #livrosvikings

43 visualizações
  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0