• Livros Vikings

TESOURO DA IDADE DO BRONZE É ENCONTRADO EM FLORESTA NA SUÉCIA

Cartógrafo que fazia pesquisas na região localizou cerca de 50 itens, como colares, pulseiras e broches; objetos têm por volta de 2.500 anos e são raros de serem achados naquela área, segundo arqueólogos.


Tesouro da idade do bronze é encontrado em floresta na Suécia
Cerca de 50 itens da Idade do Bronze foram encontrados em floresta na Suécia Foto: AFP

Um cartógrafo que fazia pesquisas em uma floresta para seu clube de orientação na Suécia encontrou um tesouro da Idade do Bronze estimado em 2.500 anos. Thomas Karlsson localizou cerca de 50 itens, como colares, pulseiras e broches durante sua expedição.


Apoie a Livros Vikings...

Arqueólogos suecos afirmaram que é muito raro achar esse tesouro em uma floresta, onde foi visto no chão, próximo a pedras. Tribos antigas costumavam deixar tais oferendas em rios ou pântanos, segundo eles.


Acredita-se que animais agitaram a terra e deixaram muitos itens semi-expostos. Eles foram datados do período entre 750 e 500 AC. A floresta fica perto da cidade de Alingsas, a cerca de 48 km de Gotemburgo, um dos principais municípios do país.


Suposto anel de tornozelo semelhante aos torques celtas Foto: MATS HELLGREN/VGREGION

Em relato ao jornal Goteborgs-Posten, Karlsson disse que percebeu um brilho metálico enquanto olhava um mapa no qual estava trabalhando. Como os objetos estavam bem conservados, ele pensou se tratar de cópias das peças. A confirmação de que eram relíquias veio após enviar um e-mail a um arqueólogo local.


"A princípio pensei que poderia ser uma lâmpada, mas quando olhei mais de perto vi que era uma joia velha", afirmou o cartógrafo, conforme a BBC.


Especialistas apontam que o tesouro foi deixado deliberadamente como uma oferenda a um ou alguns deuses, ou até mesmo para investir na vida após a morte. De acordo com o professor Johan Ling, que ministra aulas de arqueologia na Universidade de Gotemburgo, as joias "estão extremamente bem preservadas".


Arqueólogo trabalha no local onde tesouro foi encontrado Foto: MATS HELLGREN/VGREGION

A lei sueca exige que qualquer pessoa que encontre tais antiguidades notifique a polícia ou a autoridade local, pois são consideradas propriedade do Estado. O Conselho do Patrimônio Nacional da Suécia, então, decide se o descobridor terá alguma recompensa e qual será.


Uma equipe de arqueólogos de Gotemburgo está agora investigando o local em detalhes. Na Escandinávia, a Idade do Bronze foi de cerca de 1700 a.C. a 500 a.C., período em que ocorreu o desenvolvimento de ferramentas de bronze. Posteriormente, de lugar à Idade do Ferro, que continuou até cerca de 800 DC.


FONTE: Revista Época

BRONZE é encontrado em floresta na Suécia. Revista Época. Rio de Janeiro, 30 de abr. de 2021. Disponível em: <https://epoca.globo.com/mundo/tesouro-da-idade-do-bronze-encontrado-em-floresta-na-suecia-24996577>. Acesso em: 03 de mai. de 2021.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #idadedobronze #tesouro #tesouroviking #suécia #vikingssuécos #livrosvikings

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo