Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

SATÉLITE DETECTA POSSÍVEL TÚMULO DO FAMIGERADO REI VIKING HARALD BLUETOOTH

Arqueólogos identificaram o possível local de sepultamento de Harald “Bluetooth” Gormsson, usando dados do satélite da vila polonesa de Wiejkowo.


Satélite detecta possível túmulo do famigerado Rei Viking Harald Bluetooth
Curmsun Disc com inscrições em um lado e uma representação da Igreja do Santo Sepulcro do outro. — Imagem: © Sven Rosborn
Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.

Harald “Bluetooth” Gormsson foi o Rei da Dinamarca de 958 a 986 d.C., consolidando seu governo com a maior parte da Jutlândia e da Zelândia. Harald é conhecido por unir os países escandinavos, por introduzir o cristianismo e ganhar a alcunha de Blåtand (Bluetooth — Dente Azul), por causa de um dente podre, o qual os cronistas descrevem como azul escuro.


Durante seu reinado, Harald supervisionou a reconstrução de inúmeras obras públicas, incluindo a refortificação de Aros, a construção de vários fortes circulares e o comissionamento da Ponte Ravning, que cruzava os prados de Ravning Enge no rio Vejle.


A biografia de Harald Bluetooth é resumida por uma inscrição rúnica nas pedras Jelling, a qual registra:


“O Rei Harald ordenou que esses memoriais fossem feitos em homenagem a Gorm, seu pai, e Thyra, sua mãe. Harald que conquistou toda a Dinamarca e a Noruega, transformando os dinamarqueses em cristãos”.

Recentemente, a tecnologia sem fio Bluetooth usada para conectar dispositivos recebeu o nome de Harald, com base em uma analogia de que a tecnologia uniria dispositivos da mesma forma que Harald uniu as tribos da Dinamarca em único reino. O logotipo da Bluetooth consiste em uma mescla de runas do Younger Futhark, as quais representam suas iniciais, H (ᚼ) e B (ᛒ).


Uma equipe de pesquisa liderada por Marek Kryda aplicou reconhecimento espacial sobre a paisagem ao redor de Wiejkowo para procurar distúrbios arqueológicos, alguns dos quais registraram até 30 cm de comprimento. O estudo revelou um grande túmulo da Era Viking sob a Igreja Católica Romana da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria em Wiejkowo, que mais tarde por radar de penetração no solo foi confirmado.


Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings, clicando aqui.


A redescoberta de um disco de ouro em 2014, conhecido como disco de Curmsun, já havia levado à especulação de que Harald tivesse sido enterrado nas proximidades. O disco tem uma inscrição em latim que descreve o “governante dos dinamarqueses, Scania e a fortaleza viking de Jomsborg”, da qual é a atual cidade de Wolin, a apenas 3,5 milhas (cerca de 2,4 km) a oeste de Wiejkowo.


Os pesquisadores acreditam que o disco foi originalmente enterrado ao lado do esqueleto descoberto como parte de um tesouro da Era Viking em 1841, sob a igreja onde o túmulo foi identificado.


Relatos da época descreviam uma moeda de prata do reinado de Otão I, uma pulseira de bronze com decoração na superfície, um fragmento de outra pulseira de bronze, uma pequena peça estampada de ouro e o Disco Curmsun.


Após sua descoberta, o tesouro foi deixado na cripta até 1945, quando um major do exército polonês, Stefan Sielski, e seu irmão Michal entraram e apreenderam o que restava. O disco só seria redescoberto em 2014, quando a bisneta de 11 anos de Sielski encontrou o artefato guardado com botões antigos em um baú.


FONTE: Heritage Daily

SATELLITE data points to possible burial site of ‘Bluetooth Viking king’. Heritage Daily. Luton, 28 de jun. de 2022. Disponível em: <https://www.heritagedaily.com/2022/06/satellite-data-points-to-possible-burial-site-of-bluetooth-viking-king/143997>. Acesso em: 29 de jun. de 2022. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #arqueologia #ciência #pesquisa #tecnologia #satélite #bluetooth #haraldbluetooth #reiviking #noruega #dinamarca #livrosvikings

Livros Vikings na Google News