• Livros Vikings

RELEMBRE — UM ESQUELETO ENCONTRADO EM TRONDHEIM CONFIRMA EVENTOS MENCIONADOS NAS SAGAS VIKINGS

Arqueólogos do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural, que estavam escavando o Castelo de Sverresborg, em Trondheim, encontraram um esqueleto humano com cerca de 800 anos de idade no fundo de um poço, confirmando os fatos históricos relatados nas Sagas Vikings.



A localização e o conteúdo do poço são mencionados na Saga de Sverre, uma das crônicas dos reis noruegueses, que é ao mesmo tempo um dos poucos manuscritos que descrevem os eventos da Era Viking durante a Idade Média. A veracidade deste manuscrito como documento tem sido controversa desde a sua descoberta, mas, agora parte dele foi confirmada com evidências arqueológicas e com detalhes que surpreenderam os pesquisadores.



Apoie a Livros Vikings, saiba como...


De acordo com Anna Petersen, que liderou a equipe de arqueólogos, é a primeira vez que os restos de um indivíduo historicamente conectado a um ato de guerra tão remoto foram encontrados, o que corrobora com o descrito na Saga de Sverre, datado de 1197.



De acordo com as sagas daquele ano, o Rei Sverre Sigurdsson e seus mercenários Birkebeiner foram atacados e derrotados no castelo pelos os seus rivais, os Bagler.


Eles teriam queimado o prédio e destruído o suprimento de água do castelo, além de jogado um dos homens de Sverre no poço, soterrando-o com as pedras.


Os Birkebeiner eram um grupo rebelde de guerreiros camponeses armados que se levantaram contra o Rei Magnus V e tomaram o poder em 1184. Eles eram tão pobres que, em vez de calçados, usavam tiras de casca de bétula, o que explica o apelido, birkbeiner (literalmente pernas de bétula), dado a eles por seus inimigos.



Os Baglers, por outro lado, eram a facção da aristocracia norueguesa, que também incluíam padres e comerciantes. Eles foram agrupados em torno do pretendente Inge Magnusson, com o objetivo de remover Sverre I do trono da Noruega.


FONTE: La Brújula Verde

CARVAJAL, Guillermo. Un esqueleto hallado en Trondheim confirma eventos mencionados en las sagas vikingas. La Brújula Verde. Oviedo, 13 de jun. 2016. Disponível em: <https://www.labrujulaverde.com/2016/06/un-esqueleto-hallado-en-trondheim-confirma-eventos-mencionados-en-las-sagas-vikingas>. Acesso em: 16 de jun. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #noruega #vikingasnoruegueses #vikingsaga #sagaviking #livrosvikings

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0