• Livros Vikings

RELEMBRE — COMO AS CERVEJAS E OS VIKINGS DERAM O NOME À TECNOLOGIA BLUETOOTH

Uma das tecnologias modernas mais conhecidas do mundo deve o seu nome e logotipo a um Rei Viking: um quarto de século atrás, dois engenheiros conceberam o nome “Bluetooth”, enquanto bebiam cervejas.



No final da década de 1990, Sven Mattisson, um engenheiro sueco que trabalhava no grupo de telecomunicações Ericsson, e Jim Kardach, um americano empregado pela Intel, estavam entre os membros que desenvolviam a revolucionária tecnologia.


Em 1998, no início da era “wireless”, os dois homens faziam parte de um consórcio internacional que criou um padrão universal para a tecnologia desenvolvida pela primeira vez pela Ericsson em 1994.


Estava complicado lançar produtos sem fios

A Intel tinha o seu programa sem fio Biz-RF, a Ericsson tinha o MC-Link, enquanto a Nokia tinha o RF de baixa potência. Kardach, Mattisson e outros, apresentaram as suas ideias durante um seminário em Toronto, no final de 1997.


“O Jim e eu dissemos que as pessoas não gostaram do que apresentámos”, lembrou Mattisson, agora com 65 anos e encerrando a sua carreira na Ericsson, numa entrevista recente à AFP.


O engenheiro, que viajou da Suécia para o Canadá para o casting de uma hora, decidiu passar a noite com Kardach antes de voar para casa.


“Recebemos uma recepção morna da nossa proposta confusa e foi nessa época que percebi que precisávamos de um nome para o projeto que todos pudessem usar”, explicou Kardach num longo relato na sua página.


Uma história chauvinista

Para afogar as suas mágoas, os dois homens dirigiram-se a um bar local de Toronto e acabaram conversando sobre história, uma das paixões de Kardach.


“Bebemos algumas cervejas … o Jim era interessado por história, então perguntou-me sobre os vikings e ficamos conversando sobre isso”, disse Mattisson, admitindo que a sua memória quanto aquela noite histórica está a um pouco confusa.


Kardach disse que tudo o que sabia sobre os vikings era que eles corriam “por aí com capacetes, a atacando e saqueando lugares, e que eram chefes malucos”.


Mattisson recomendou que Kardach lesse um conhecido romance histórico sueco sobre os vikings, intitulado de “The Long Ships”.


Ambientado no Século X – “uma história chauvinista” sobre um menino feito refém por vikings, diz Mattisson – um nome no livro chamou à atenção de Kardach: o do Rei da Dinamarca, Harald “Bluetooth” Gormsson.


Unificação

Uma figura histórica importante da Escandinávia do Século X, o apelido do Rei da Dinamarca, refere-se a um dente morto. Outras lendas falam sobre o seu gosto por mirtilos ou mesmo a um simples erro de tradução.


Durante o seu reinado, a Dinamarca virou as costas às suas crenças pagãs e deuses nórdicos, gradualmente convertendo-se ao cristianismo.


Mas, ele é mais conhecido por ter unido a Noruega e a Dinamarca num reino que durou até 1814.


Um rei que unificou os rivais escandinavos – o paralelo encantou aqueles que buscavam unir as indústrias de PC’s e celulares com um link sem fio de curto alcance.


E a referência ao rei vai além do nome: o logotipo Bluetooth, que à primeira vista se assemelha a um rabisco geométrico, é na verdade uma sobreposição das runas das letras “H” e “B”, iniciais do rei.


De baixos custo e consumo de energia, o Bluetooth foi finalmente lançado em maio de 1998, usando uma tecnologia que permite que dispositivos de computador se comuniquem sem cabos fixos.


O primeiro dispositivo de consumo equipado com a tecnologia chegou ao mercado em 1999, e o seu nome, que inicialmente deveria ser temporário até que algo melhor fosse desenvolvido, tornou-se permanente.


FONTE: Plataforma Mídia

COMO cervejas e vikings deram o nome à tecnologia Bluetooth. Plataforma Mídia. Macau, 03 de mar. de 2021. Disponível em: <https://plataformamedia.com/2021/03/03/como-cervejas-e-vikings-deram-o-nome-a-tecnologia-bluetooth/>. Acesso em: 03 de mar. de 2021.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Vikings, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #haraldbluetooth #bluetooth #noruega #vikingsnoruegueses #livrosvikings

180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
Caminho Nórdico

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0