• Livros Vikings

RELEMBRE — AMADORES ENCONTRAM NA DINAMARCA O MAIOR TESOURO VIKING DE OURO DE TODOS OS TEMPOS

Três arqueólogos amadores descobriram recentemente na Dinamarca o maior tesouro de ouro viking já descoberto. Com 900 gramas, o tesouro consiste em sete pulseiras lindamente trabalhadas, seis de ouro e uma de prata. A peça de prata pesa cerca de 90 gramas.

FONTE: Ancient Origins

“No Museu Sønderskov, estamos extremamente empolgados com as seis pulseiras de ouro que nos foram recentemente entregues. Elas foram descobertas por Poul, Kristen e Marie que compõem um grupo de detectores de metais, o Team Rainbow”, conforme a página do museu no Facebook. Seus nomes completos são Poul Nørgaard Pedersen, Marie Aagaard Larsen e Kristen Dreiøe.

Time Rainbow Power — FONTE: Ancient Origins

“Uma das pulseiras foi decorada no estilo Jelling — um estilo de arte que pode estar intimamente relacionado à classe alta da Sociedade Viking. Isso pode significar que algumas das pessoas mais íntimas do rei estavam sediadas no município de Vejen”. O grupo encontrou as peças em um campo em Vejen, que fica na Jutlândia. Larsen disse ao Museu Nacional dinamarquês (comunicado de imprensa em dinamarquês) que estava usando o seu detector de metais por apenas 10 minutos quando encontrou o ouro. O Museu Nacional dinamarquês disse que as "pulseiras" datam do ano 900 d.C. "Nós realmente sentimos que tínhamos encontrado o ouro no fim do arco-íris, quando encontramos o primeiro anel, mas como apareceu mais, era quase irreal", disse Larsen ao museu. O marido dela é Dreiøe, já Pedersen, é um amigo do casal. Apoie a Livros Vikings, saiba como... O curador e arqueólogo do Museu Sønderskov, Lars Grundvad, disse: “No museu, conversamos sobre o fato de explorar a área com um detector de metais, porque uma corrente de ouro de 67 gramas foi encontrada em 1911. Mas esses arqueólogos amadores, no curso de poucos dias, encontraram sete pulseiras vikings, o que eu nunca imaginaria, nem em meus sonhos mais loucos”. Ele disse que as sete pulseiras provavelmente estão conectadas à de 1911. O especialista em vikings do Museu Nacional da Dinamarca, Peter Pentz, disse: “Encontrar apenas um desses braceletes é uma coisa enorme, por isso, é especial encontrar sete. A Era Viking é na verdade a 'era da prata' quando se trata de tesouros. A grande maioria deles contém apenas prata. Se existe ouro, é sempre uma pequena parte, não como esse, que a maioria é ouro”.

Um dos braceletes, note as cabeças de dragão. — Fonte: Ancient Origins

Pentz disse que não há dúvida de que o tesouro pertencia à elite viking, e as pulseiras podem ter sido usadas por um chefe como presentes de aliança ou recompensas ou como braceletes de juramento. De acordo com Hurstwic.org em um artigo sobre as classes sociais vikings, sua sociedade era dividida em três grupos: os Karls da classe média, os Jarls nobres e os escravos. As pessoas podiam passar de uma classe para outra, afirma o artigo, acrescentando: Acima [dos Karls] estavam os Jarls, a classe nobre. As histórias indicam que os Jarls viviam em corredores finos e levavam vidas refinadas, repletas de inúmeras atividades. Mas faltam evidências arqueológicas para respaldar esses detalhes. Os Jarls eram distinguidos por sua riqueza, medidos em termos de seguidores, tesouros, navios e propriedades. O filho mais velho do Jarl estarua no caminho certo para se tornar o sucessor. Mas, ao ganhar fama e riqueza suficientes, um Karl poderia se tornar um Jarl. O poder de um Jarl dependia da boa vontade de seus apoiadores. A tarefa essencial era defender a segurança, a prosperidade e a honra de seus seguidores. Mas por que tanta riqueza fabulosa acabou no chão? Tanto Pentz quanto Grundvad se perguntam. Pentz disse que talvez alguém o tenha enterrado com a intenção de voltar e recuperá-lo mais tarde, mas por algum motivo não foi possível. "Seria interessante examinar o local dos destroços mais de perto, pois pode nos esclarecer o motivo pelo qual esse valioso tesouro acabou no chão", disse Pentz. Grundvad concordou que uma pesquisa arqueológica forneceria pistas sobre o motivo pelo qual o tesouro foi enterrado. Ele espera que as notícias da descoberta ajudem os arqueólogos a arrecadar dinheiro para que talvez no outono, uma escavação do local, que está sendo mantido em segredo por enquanto, seja realizada. Outra descoberta, de 750 gramas, em Vester Vestad, no sul da Jutlândia, havia sido o maior tesouro de ouro viking encontrado. A equipe Rainbow Power será compensada antes que o tesouro seja exibido no Museu Nacional da Dinamarca. FONTE: Ancient Origins MILLER, Mark. Amateurs Find Largest Ever Viking Gold Hoard in Denmark. Ancient Origins. Londres, 17 de jun. de 2016. Disponível em: <https://www.ancient-origins.net/news-history-archaeology/amateurs-find-largest-ever-viking-gold-hoard-denmark-006118>. Acesso: em 17 de abr. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings). Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais. #viking #vikings #eraviking #medieval #gold #ouro #tesourodeouroviking #dinamarca #vikingsdinamarqueses #livrosvikings

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0