• Livros Vikings

PRATA, A CRIPTOMOEDA DA ERA VIKING

Mais de um milênio antes de Satoshi Nakamoto inventar a bitcoin, os vikings e outros povos antigos empregavam uma criptomoeda primitiva para comprar e vender itens e serviços para além das fronteiras nacionais e culturais.


Prata, a criptomoeda da Era Viking
Um recém-descoberto tesouro viking de prata contém moedas e 13 pedaços de braceletes de prata. Uma pessoa pegando as moedas de prata viking. — Leon Neal/AFP/Getty Images
Apoie a Livros Vikings...

Mesmo 10 séculos depois, os arqueólogos ainda fazem descobertas significativas sobre a antiga vida na Escandinávia e seus arredores. Em 2019, a exploradora e especialista em restos humanos Ella Al-Shamahi determinou que a dona de um crânio gravemente ferido provavelmente morreu em batalha, sugerindo que as mulheres lutavam ao lado dos homens.


Na quarta-feira, o Manx National Heritage (MNH), uma agência que trabalha para preservar o patrimônio cultural da Ilha de Man, divulgou informações sobre um tesouro que os pesquisadores acreditam datar da época do rei Hiberno-nórdico Sihtric Silkbeard. Nascido na década de 950 d.C., Sihtric reinou na região hoje conhecida como Dublin, entre 989 a 1036, de acordo com a Royal Irish Academy (RIA). Uma de suas conquistas mais significativas como rei foi a introdução de uma moeda de prata com seu nome e imagem, afirmou a RIA.


O novo tesouro contém muitas dessas moedas, bem como "13 peças cortadas de braceletes de prata" ou "hack" e "artefatos associados", de acordo com um comunicado à imprensa feito pela MNH. Comparando o tesouro a uma carteira ou cofrinho, Kristin Bornholdt-Collins, pesquisadora independente e numismata radicada em New Hampshire, observou que seu conteúdo era diverso em termos de idade e nacionalidade. Por exemplo, as moedas foram cunhadas em países como a Irlanda, a Inglaterra, a Alemanha e a própria Ilha de Man, disse ela. Além de Sihtric, "o Rei Cnut, o Rei Etelred II da Inglaterra e um sacro imperador romano, Otto da Saxônia", foram também retratados, disse ela.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.

Espera-se que tanto as moedas quanto a hack de prata tenham "mais de 90% de prata em sua composição", disse Bornholdt-Collins.


A "[B]ullion (barra de prata) foi especialmente conveniente para o comércio internacional, pois era prática para transações de qualquer tamanho e descentralizada. Uma moeda sem fronteiras ou afiliação política; nesse sentido, era o equivalente moderno da criptomoeda — poderíamos até dizer que era algo como a bitcoin original", disse Bornholdt-Collins.


Descoberto em abril pela ex-policial e detectora de metais Kath Giles, que fez outros três achados, o tesouro é o quarto a ser encontrado na Ilha de Man nas últimas cinco décadas, de acordo com o comunicado. Pode ter sido enterrado em resposta a uma ameaça percebida, afirmou.


FONTE: Newsweek

TIEN, Caroline. Viking Silver Discovered on Isle of Man Compared to Cryptocurrency. Newsweek. Nova Iorque. 19 de jul. de 2021. Disponível em: <https://www.newsweek.com/viking-silver-discovered-isle-man-compared-cryptocurrency-1611185>. Acesso em: 20 de jul. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #prata #moedadeprata #silvercoin #criptomoeda #bitcoin #ilhademan #vikingsnailhademan #livrosvikings

Posts recentes

Ver tudo