Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

OS VIKINGS DESCOBRIRAM OS AÇORES ANTES DOS PORTUGUESES

Os portugueses não foram os primeiros humanos a pisar no solo do arquipélago atlântico dos Açores, pois os vikings estiveram lá seis a sete séculos antes deles, de acordo com nova pesquisa.


Os vikings descobriram os açores antes dos portugueses
Arquipélago dos Açores (imagem referencial). — © FOTO / PIXABAY / COMANCHE0

Os vikings chegaram ao arquipélago dos Açores antes dos portugueses, que desembarcaram nas ilhas em 1427, aponta estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

Durante o séc. VIII as condições dos ventos e do tempo teriam facilitado as expedições desde regiões de maiores latitudes, e as dificultaram no caso das pessoas vivendo em menores latitudes, escreveu no domingo (31) o jornal The Guardian.


"[...] Os nórdicos eram provavelmente os colonos mais antigos nas ilhas", comentam os autores da pesquisa.


Os pesquisadores estudaram sedimentos lacustres datados entre os anos 700 e 850 das atuais ilhas portuguesas, que se situam ao meio do oceano Atlântico. Lá eles descobriram altas quantidades de compostos orgânicos encontrados em fezes de vacas e ovelhas e também grandes níveis de carvão vegetal. Além disso, havia pouco pólen de árvores nativas, sugerindo que os exploradores as queimavam de forma a libertar terra para o gado.


"As nossas reconstruções oferecem evidências não ambíguas para a colonização pré-portuguesa dos Açores", disse a equipe de cientistas liderada por Pedro Raposeiro, da Universidade dos Açores, Portugal.


Leia a HQ Universo Anomalia na MD Comics

The Guardian também citou uma pesquisa de Jeremy Searle, biólogo evolutivo da Universidade de Cornell, Nova York, EUA, que afirma igualmente que os vikings estiveram nos Açores séculos antes dos portugueses.


"Ratos entram à socapa a bordo dos navios e são levados à volta do mundo por humanos. Onde você encontra humanos, você encontra ratos, e se você consegue perceber de onde esses ratos vêm, você pode entender onde humanos tiveram suas casas originais", relatou ele ao jornal.


Segundo Searle, as diferentes populações de camundongo têm diferentes DNA mitocondriais, ou assinaturas genéticas, dependendo de sua localização. Sua equipe encontrou previamente evidências de "ratos vikings" na Islândia e Groenlândia, dois outros locais colonizados por eles. Por sua vez, a equipe dele encontrou muito poucas evidências genéticas de ratos de Portugal nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, corroborando a nova descoberta.


FONTE: Sputnik Brasil

VIKINGS descobriram os Açores antes de Portugal, afirmam pesquisadores. Sputnik Brasil. Rio de Janeiro, 03 de nov. de 2021. Disponível em: <https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2021110118183574-vikings-descobriram-os-acores-antes-de-portugal-afirmam-pesquisadores/>. Acesso em: 03 de nov. de 2021.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #história #arqueologia #pesquisa #ciência #açores #portugal #vikingsemportugal #livrosvikings

Livros Vikings na Google News