• Livros Vikings

O NAVIO VIKING MAIS RÁPIDO JÁ ENCONTRADO


O Grande Navio Corsário por Tomasz Jedruszek — Fonte da Imagem: Pinterest

Embora tenha sido descoberto há mais de 150 anos, as modernas técnicas de arqueologia digital revelaram muitos dos mistérios que cercavam o Navio Viking Tune. Agora, parece provável que o Tune pudesse atravessar o Mar do Norte movido por uma vela grande o suficiente para torná-lo o Navio Viking mais rápido já descoberto.

Uma reconstrução digital que mostra o porquê do Navio Tune ser o mais rápido. — FONTE: Forbes

Técnicas modernas ajudaram a esclarecer as descobertas históricas Desenvolvimentos recentes em arqueologia digital, como o notável georadar, um método não invasivo de mapear locais de interesse, revelaram vários sítios interessantes de enterros em navios vikings na Noruega. No entanto, algumas das ferramentas e técnicas digitais também podem ser úteis para expandir o nosso conhecimento e entendimento das descobertas já existentes. Há apenas três navios bem preservados em cemitérios vikings na Noruega. Todos os três — Gokstad, Oseberg e Tune — estão em exibição no Museu do Navio Viking de Oslo. O Navio Tune foi descoberto em 1867 em uma fazenda de uma ilha perto de Fredrikstad, no sudeste da Noruega. Era o menos compreendido dos três barcos, até agora. “Dos três navios, o Tune tem menos restos de madeira. No entanto, este barco é uma fonte única para o entendimento da sociedade nórdica”, diz o arqueólogo e pesquisador Knut Paasche, do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU).

Os restos do Navio Tune estão em exibição no Museu do Navio Viking de Oslo.

A reconstrução digital revelou os segredos do Tune A equipe da NIKU de Paasche, criou a reconstrução digital do navio usando técnicas de varredura a laser. Após o trabalho, eles concluíram que a embarcação difere de várias maneiras dos barcos de Gokstad e Oseberg. Todos os três são construídos em clínquer — um método de construção naval, onde as bordas das pranchas do casco se sobrepõem —, mas o Tune tem a relação comprimento x largura significativamente diferente, e uma parte inferior mais plana. Apoie a Livros Vikings, saiba como... O modelo digital, juntamente com algumas informações adicionais, confirmou parte do que foi assumido sobre o navio. Por exemplo, acreditava-se que o bordo livre do navio (bordo livre é a distância vertical entre a superfície da água e o pavimento principal de um navio — explicação adicional da Livros Vikings) era muito baixo para cruzar o Mar do Norte. Mas, o modelo revela que o Tune deve ter sido um veleiro rápido que funcionou também como um bom barco a remo.

Ilustração do Navio Tune baseada na reconstrução digital. — FONTE: Forbes

“Talvez possamos chamá-lo de “navio de entrega expressa”, construído principalmente para não durar, mas feito para mover rapidamente muitos homens por quaisquer distâncias, curtas ou longas. O navio tem um anexo para o mastro, que era muito sólido e pesado, o qual ficaria no meio do navio e manteria o mastro no lugar. Seu peso indica um mastro alto para serviços pesados, que carregaria uma vela de talvez 1.000 pés quadrados (304,8 m²). Esta é uma área de vela muito grande para um navio viking desse tamanho”, explica Paasche. O método foi usado pelo NIKU em outras documentações de patrimônio cultural, mas essa foi a primeira vez que a técnica foi utilizada na arqueologia de navios. Tal era o interesse internacional pelo método, que Paasche publicou um artigo sobre as técnicas de reconstrução na International Journal of Nautical Archaeology (Revista Internacional de Arqueologia Náutica). FONTE: Forbes NIKEL, David. The Fastest Viking Ship Ever Found. Forbes. Nova Iorque, 01 de abr. de 2020. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/davidnikel/2020/04/01/the-fastest-viking-ship-ever-found/#22f1f50f6b65>. Acesso em: 01 de abr. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings) Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais. #viking #vikings #eraviking #medieval #drakkar #barcoviking #knörr #chalupa #navio #vikingship #livrosvikings

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasil é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

PUBLIQUE

EDITAL

BIOGRAFIA

BLOG VIKING

CONTATO

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0