Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

O MISTERIOSO FIM DO MAJESTOSO CENTRO COMERCIAL VIKING DE BIRKA

A Era Viking na Europa trouxe muitos eventos e inovações importantes, moldando muito o futuro. Mas, há um equívoco popular de que os vikings só se preocupavam em saquear e atacar, enquanto navegavam para o leste e oeste. Embora eles navegassem por toda parte e invadissem, comercializassem e colocassem reinos de joelhos, os vikings também eram proficientes em muitos outros aspectos.


O misterioso fim do majestoso Centro Comercial Viking de Birka

Seus principais portos e assentamentos ao redor da Escandinávia eram, em muitos aspectos, centros de comércio e riqueza — e Birka era um dos maiores assentamentos. Como um empório comercial influente, Birka era o lugar onde todas as mercadorias da Europa e do Oriente eram manuseadas, bem como as da Escandinávia e da Finlândia. Hoje, as suas ruinas estão a apenas 30 quilômetros da capital sueca, Estocolmo.


Forte da colina em Birka. Parte do patrimônio mundial de Birka e Hovgården. (Arild Vågen / CC BY-SA 4.0 )

O que sabemos sobre a antiga Birka?

As ruínas da antiga cidade de Birka estão localizadas na pequena ilha de Björkö, no Lago Mälaren, a cerca de 30 quilômetros (18,64 milhas) da capital da Suécia, Estocolmo. A ilha mede aproximadamente 1,5 por 1,5 km (0,93 x 0,93 milhas) e está repleta de vestígios arqueológicos importantes. É claro que os remanescentes do assentamento de Birka são talvez os mais importantes entre os que estão situados na costa noroeste da ilha.


Apoie a Livros Vikings...

Birka não é o único sítio arqueológico na área. O lago é repleto de ilhas e a ilha vizinha Adelsö também abriga os restos de um importante centro comercial viking. Esses vestígios são vislumbres importantes das redes comerciais bem desenvolvidas da Era Viking na Suécia.


Entretanto, enquanto Birka foi um centro comercial e uma das cidades mais importantes da época, o assentamento na vizinha Adelsö era supostamente a residência real, de onde os reis e chefes governavam a área.


As evidências históricas nos dizem que o assentamento de Birka (conhecido como Birca na Idade Média) foi fundado por volta de 750 d.C. Seu nome provavelmente está relacionado ao nome da ilha — Björkö — que significa “Ilha do Vidoeiro”. Alguns estudiosos propõem que ela evoluiu de um assentamento pequeno para um centro comercial.


Cemitério Viking com uma igreja de 1200 d.C. em Adelsö, no Lago Mälaren, Suécia. (Hans Baath/Adobe Stock)

No entanto, outros propõem que foi “construída propositadamente” por um rei, a fim de controlar o comércio da região e expandir a sua influência. No entanto, concorda-se que Birka é um dos primeiros assentamentos urbanos da região e de toda a Escandinávia. O Lago Mälaren, no qual está situada, deságua no Mar Báltico e, portanto, tem excelente posição estratégica.


A própria capital, Estocolmo, está localizada na região, indicando que a área foi fundamental para o controle regional. É por isso que Birka rapidamente emergiu como uma parada crucial na famosa rota comercial dos vikings. Era um dos principais centros comerciais da Escandinávia e recebia mercadorias de toda a Europa e do Oriente, na qual os vikings — principalmente os varangianos — se reuniam em suas expedições.


Quando vemos os mapas, podemos notar que as posições do lago e de Birka as tornam uma ótima parada no caminho das rotas de navegação pelo rio Velikaya, Lago Ladoga e em direção aos principais centros comerciais eslavo-vikings de Novgorod e Gnezdovo.


Rotas comerciais da Era Viking no noroeste da Europa. (Brianann MacAmhlaidh/CC BY-SA 4.0)

Como centro comercial, Birka negociou muitos produtos —, desfrutando também de grande prosperidade. Uma extensa pesquisa arqueológica conseguiu fornec