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O LEGADO VIKING NO CINEMA

“Veja isso, eu vejo o meu pai. Veja isso, eu vejo a minha mãe, as minhas irmãs e os meus irmãos. Veja isso, eu vejo todos os meus ancestrais que estão sentados e olhando para mim. E agora eles me chamam e pedem para eu tomar o meu lugar ao lado deles no palácio de Valhalla, onde os bravos vivem para sempre"...


FONTE: FILM exposure

Eles deixaram de existir como uma civilização apropriada desde meados do Século XI e, no entanto, os vikings ainda estão vivos. Eles continuam a evoluir nas páginas de nossos livros, nos nossos quadrinhos, através de nossos renovados sons e em nossas telas de todos os tamanhos, em quase todos os continentes. Enquanto os estúdios da Disney são serializados no cinema, desde 2011, as aventuras de um personagem diretamente inspirado no panteão nórdico e os vikings continuam alimentando as séries B com grandes afrescos épicos (entre outras séries de TV e projetos intrigantes). Vamos voltar à história dos guerreiros de Odin no cinema, a fim de identificar suas características e tentar entender o seu legado e longevidade.


Foi na origem do tempo, quando reinou o nada ...

De onde vem o fascínio indomável da civilização viking na imaginação heroica ocidental? Provavelmente não Ginnungagap, o abismo mitológico primordial do mundo nórdico. É melhor seguir alguns séculos de história e observar que o interesse pelo passado escandinavo nasceu das próprias regiões nórdicas durante a Idade Média, enquanto os conflitos se opunham constantemente à Dinamarca e à Dinamarca. Suécia e que o norte da Europa acha difícil manter uma aparência de estabilidade. Desejando transformar a história nacionalista em argumento cultural e fortalecer sua legitimidade, os diferentes soberanos ordenam a condução de várias pesquisas acadêmicas, dando origem a narrativas formativas, desde o Gesto dos Dinamarqueses até a Defesa da Islândia, passando mesmo por um teoria nacionalista do sueco Olof Rudbeck, segundo a qual a Suécia corresponde a Atlântida e o sueco à língua original da humanidade. A metade do século XVIII foi decisiva para o desenvolvimento do mundo escandinavo antigo: em 1756, o suíço Paul-Henri Mallet publicou, a pedido do rei Frederico V da Dinamarca, o livro Monumentos da mitologia e poesia das Celtes e particularmente dos antigos escandinavos, que visam promover a riqueza cultural do norte da Europa no continente. Pouco depois, o frenesi ossiânico iniciado pelo poeta James Macpherson tomou conta dos intelectuais europeus, que descobriram um companheiro de armas para o inevitável Homer, por mais fantástico que ele fosse. A partir de então, o interesse pela mitologia nórdica não diminuiu e não demorou muito para que os vikings reconquistassem o espaço europeu ideal. Um elemento fascinante, mas contra-intuitivo, de explicação foi proposto por Andrew Wawn em seu livro Os Vikings e os Victorianos: Inventando o Velho Norte na Grã-Bretanha do século XIX:


“De muitas maneiras, os vitorianos inventaram os vikings. [...] No espaço de cinquenta anos, a palavra "Viking" apareceu em dezenas de documentos: poemas, peças teatrais, fábulas morais, paródias, transcrições de sagas, ensaios, conferências escritas, artigos de revistas acadêmicas, traduções, diários de viagem, monografias e entradas enciclopédicas. "


Essa reintrodução da civilização viking na era vitoriana se deve a vários fatores, incluindo o surgimento de questões relacionadas à identidade nacional britânica, bem como o lugar cada vez mais importante dado aos estudos filológicos, o que levou a inevitavelmente eruditos a refazer os passos dos invasores vikings que deixaram uma marca indelével na cultura anglo-saxônica durante a Idade Média.


Desde então, os vikings nunca deixaram realmente a consciência popular ocidental e, obviamente, acabarão dando origem a um importante corpus cinematográfico. Um exemplo perfeito da persistência desse fascínio pelas ramificações vitorianas é encontrado até no filme A Ilha no Telhado do Mundo (Robert Stevenson; 1974), uma produção da Disney ambientada no início do século XX, na qual um aristocrata britânico organizou uma expedição às regiões árticas para encontrar seu filho desaparecido. Para esse fim, ele contratou os serviços de um arqueólogo de ascendência escandinava e um inventor francês que concordou em fretar sua aeronave steampunk, a Hyperion. Sua aventura os leva à descoberta de uma colônia de ilhas vikings que evoluiu para total autossuficiência por centenas de anos, cujos habitantes falam apenas nórdico antigo! As fantasias de projeção da imaginação coletiva se reúnem aqui para oferecer uma representação altamente icônica dos vikings e suas relações com a civilização moderna, do paganismo esotérico (evidenciado pela presença do godi antagônico) a túnicas e capacetes anacrônicos. por sua capacidade de redenção e abertura para uma possível salvação pós-apocalíptica (o diálogo final colocando a ilha secreta de Astragard como um potencial refúgio futuro para a humanidade).


Essa influência vitoriana foi suficiente para levar os vikings às margens do novo milênio? Outro elemento de explicação é encontrado na introdução ao livro Legends of Norse Mythology, de Jean Mabire:


Por trás dos altos muros das faculdades católicas, a mitologia greco-latina parecia domada e enfraquecida. Ela não era mais considerada perigosa e os adolescentes podiam brincar com as musas. O trovão de Zeus se tornou inofensivo. A lenda dourada dos deuses e heróis da antiga Hellade ou da Roma antiga foi assim recuperada, genuinamente higienizada, livre de todos os miasmas do norte, que constituíam para os clérigos uma espécie de mal absoluto. O anticristo veio do frio... Os deuses amaldiçoados e ignorados, perdidos nas brumas do norte, pareceriam atraentes para mim, na medida em que continuassem proibidos. O reflexo básico de todo adolescente: revolta contra a ordem estabelecida e acima de tudo ensinada. "


Assim, o fascínio duradouro que os vikings e seus deuses ainda desfrutam hoje decorre tanto de uma consciência histórica elevada durante a era vitoriana quanto de um desejo de explorar as áreas culturais deixadas voluntariamente no sombra pelo ensino cristão ocidental - não é por acaso que o chamado ressurgimento da história nórdica ocorreu durante o século de Darwin, escavações arqueológicas, Nietzsche e pesquisa linguística.


A representação gráfica dos vikings no cinema evoluiu tanto quanto o processamento de seus roteiros, mas um certo número de significantes visuais simbólicos é utilizados há muito tempo pelos diretores para fazer com que os espectadores aceitem imediatamente a presença da população na tela. Assim, não é importante, em termos cinematográficos, saber se os vikings usavam capacetes com chifres o tempo todo, porque é o seu reconhecimento imediato pelo público que importa.


“Os espectadores aceitam que uma xícara de César, por exemplo, se torne um símbolo dos tempos da Roma antiga, não porque sejam ingênuos ou pouco sofisticados, mas porque se tornaram leitores competentes de este atalho cinematográfico que permite reviver por duas horas uma época passada. Os sistemas de sentido que compõem esse atalho são encontrados em muitos filmes muito variados, o que os transforma em um vetor de suspensão da incredulidade voluntária, o que nos permitiria penetrar rapidamente nos dieges do filme, mesmo que seja provável a representação aproximada do passado para deixar historiadores perplexos. "

- Laurie A. Finke e Martin B. Shichtman, Iluminuras Cinematográficas: A Idade Média no Cinema


Da mesma forma, os filmes dos vikings nunca pretendem constituir documentários ou reproduções fiéis à história, mas construir uma nova imagem, correspondendo aos objetivos dos cineastas ou às expectativas dos espectadores. Por isso, também não é importante, além dos exercícios de comparação acadêmica, saber se esse ou aquele evento retratado em um filme realmente aconteceu: a veracidade da narrativa só importa 'nos níveis diegético (para os personagens) e interpretativo (para o público).


O primeiro filme dos Vikings, cujo nome sobreviveu à passagem do tempo, é A Noiva dos Vikings (Lewin Fitzhamon; 1907), do Reino Unido. Pouca informação permanece (todos os curtas-metragens essenciais mencionados aqui parecem perdidos), mas alguns livros relatam que esse curta trata do sequestro de uma noiva viking por uma tribo inimiga, seguido de seu resgate pelo pretendente legítimos e seus homens. Observe que, logicamente, são os britânicos que dão vida aos vikings no cinema, e isso fora da era vitoriana e de sua obsessão acadêmica pela cultura nórdica medieval. Ao mesmo tempo, outro curta-metragem surgiu naquele ano, desta vez na Dinamarca: Vikingeblod (Viggo Larsen; 1907), um filme renomeado para The Hot Temper nos Estados Unidos, que supostamente estava interessado em uma rivalidade entre duas famílias. Pode ter sido inspirada na ópera n ° 50 do compositor dinamarquês Peter Lange-Müller, com o mesmo nome.


No ano seguinte, The Viking's Daughter: A História dos Nórdicos Antigos (J. Stuart Blackton; 1908) foi lançada nos Estados Unidos e teceu uma história que misturava questões raciais, sexuais e de classe, encenação de captura e captura. na escravidão de um príncipe saxão por um clã dos vikings, que se apaixonará pela filha do chefe da tribo. Depois de salvar sua vida durante um incêndio, o patriarca aceita que o escravo recupere sua liberdade e se case com sua filha.


Em 1914, Edison, por sua vez, produziu uma aventura nórdica com A Rainha Viking (Walter Edwin), uma corte na qual um chefe de clã chamado Helga conseguiu repelir uma insurreição em seu território, conquistando novos tesouros em terras inimigas. Finalmente, no mesmo ano, foi lançado o visivelmente muito romântico O juramento de um viking (J. Searle Dawley), seguindo a jornada de um viking que havia fugido de sua tribo e se apaixonado por uma mulher que pertencia a outro clã. Depois de tentar seduzi-la mesmo que ela já tenha sido prometida a um homem, ele é enviado para casa para sofrer as consequências de suas ações.


Fora do mundo de língua inglesa, a ópera de Wagner inspira dois diretores italianos a projetar curtas-metragens com base em seu ciclo mitológico: I Nibelunghi (Mario Bernacchi; 1910) e Siegfried (Mario Caserini; 1912). Embora não encontrado, provavelmente podemos supor que sintetizam a lenda do herói Sigurd, que estava vivendo um renascimento incentivado pelo romantismo alemão. Não surpreende, portanto, que a primeira grande obra cinematográfica inspirada na herança nórdica - e até hoje uma das mais realizadas - seja o silencioso díptico alemão Die Nibelungen de Fritz Lang, lançado em 1924. Em uma aventura de cerca de cinco horas, o cineasta retoma o mito do tesouro de Nibelungen e do herói Siegfried para criar uma história de aventura com propensões épicas, sempre usando mais efetivamente seu senso de composição e iluminação para ampliar o universo imaginário representado. Assim, cada cena se torna um vetor do drama que se desenrola na tela, transformando seus componentes meticulosamente fabricados em referência ao gênero: o herói com quem o público se identifica, seu mundo cheio de mistérios, seus adversários estrangeiros que devem ser conquistados , para enganar ou a que se deve resistir, a inabalável honra emoldurando a vida dos personagens, etc. Familiarizado com o mito, o diretor e sua esposa Thea von Harbou, portanto, optam por emprestar tanto da música original quanto da agora popular versão wagneriana, por exemplo, tornar o episódio do dragão um evento importante e abrir o filme na forma de uma espada. A natureza pioneira deste monumento do cinema mudo não pode ser enfatizada demais, pois nenhum dos filmes subseqüentes conseguiu se destacar completamente da estrutura narrativa proposta aqui por Lang. No entanto, ele compartilha a classificação do trabalho referencial com outra produção, dos Estados Unidos.