Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

O FESTIVAL VIKING ONLINE DE JORVIK TERÁ TUDO, MENOS OS CHEIROS

Música, eventos e um passeio virtual pela York da Era Viking. Conheça os planos ambiciosos para o maior festival viking online do mundo.


O Festival Viking Online de Jorvik terá tudo, menos os cheiros.
Os membros da esquipe de JORVIK se preparando para o "That JORVIK Viking Thing". (Image: Charlotte Graham)

O “That JORVIK Viking Thing” acontecerá de segunda a sábado, entre 15 e 20 de fevereiro, com músicas, eventos de classificação livre transmitidos ao vivo, tours virtuais e o primeiro vídeo imersivo de 360º do mundialmente famoso “JORVIK Viking Centre” pela York da Era Viking.


Por favor, apoie a Livros Vikings...

Um evento preliminar especial, o “That JORVIK Viking Thing: School's Week”, oferecerá conteúdo gratuito, incluindo apresentações ao vivo duas vezes ao dia, para escolas e educadores domiciliares, de segunda a sexta-feira, entre os dias 8 e 12 de fevereiro.


Com o festival anual “JORVIK Viking”, o maior do gênero na Europa, suspenso por conta da pandemia, os organizadores do York Archaeological Trust têm trabalhado na criação do novo festival online, baseado no conceito da “Coisa”, uma assembleia pública viking, com seis dias de conteúdos exclusivos e transmissão ao vivo.


Gareth Henry, gerente de eventos do York Archaeological Trust, que foi encarregado de criar o festival online, disse: “Para muitas pessoas, o mês de fevereiro é sinônimo de Era Viking, pois hospedamos o festival há mais de 35 anos, sejam famílias atraídas pelas emocionantes exibições de combate e pelo espetáculo de centenas de vikings marchando pela cidade ou sejam os acadêmicos atraídos para o nosso simpósio anual, onde as pesquisas mais recentes de todo o mundo são apresentadas pelos líderes do campo de estudos vikings”.


“Não podemos substituir as multidões, mas podemos oferecer várias horas de diversão de tema nórdico”.


Muitos elementos foram “bastante simples” de recriar online, de acordo com Henry, a exemplo dos eventos favoritos das famílias, como o Dia de Poo, no qual as crianças podem recriar as suas próprias versões do Coprolito Lloyds Bank, o cocô fossilizado mais famoso do mundo, que está em exibição no JORVIK Viking Centre.


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras disponíveis na Livraria Livros Vikings.

O financiamento do Innovate UK e do Arts Council England ajudou a equipe do JORVIK a explorar novas oportunidades, incluindo um tour virtual pelo museu.


“Trabalhamos com uma empresa local, Vidaveo, para criar uma versão completamente envolvente do nosso passeio pela York da Era Viking”, disse Henry.


“Usando um smartphone, tablet ou até mesmo um Óculos de Realidade Virtual/VR, você pode 'andar' em uma de nossas cápsulas do tempo com o nosso guia viking residente, Fastulf, navegando pelos sons e imagens da Coppergate do Século X — a única coisa que não podemos incluir são os cheiros”.


Os best-sellers infantis também deram o seu apoio ao “That JORVIK Viking Thing”, com Cressida Cowell, Francesca Simon, Hilary Robinson, David MacPhail, Robert J Harris e Paul Tillery IV, gravando trechos de seus livros infantis de tema nórdico.


Os vídeos do JORVIKanory estarão disponíveis ao longo da semana, assim como uma série de podcasts, que terá um de seus episódios apresentado pelo autor de Horrible Histories, Terry Deary.


Para mais informações sobre o That JORVIK Viking Thing, clique aqui.


Aqui no Brasil, também temos a recriação de um assentamento viking, a Vila Viking Brasil, localizada na cidade de Juquitiba no interior de São Paulo. Saiba mais sobre o museu vivo, acessando: Facebook.com/VilaVikingBrasil ou pelo e-mail para: vilaviking@vilaviking.com.br.


FONTE: Hull Live

HALL, Deborah. 'Everything but the smells' in JORVIK online Viking festival. Hull Live. Hull, 04 de fev. de 2021. Disponível em: <https://www.hulldailymail.co.uk/whats-on/family-kids/everything-smells-jorvik-online-viking-4967215>. Acesso em: 06 de fev. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).