• Livros Vikings

O DERRETIMENTO DO GELO REVELA ARTEFATOS VIKINGS PERDIDOS NAS MONTANHAS

As mudanças climáticas estão recuando as geleiras das montanhas. Na Noruega, centenas de achados arqueológicos raros foram revelados pelo derretimento do gelo em um desfiladeiro perdido em Lendbreen, no condado de Innlandet. As descobertas contam uma história notável de viagens a grandes altitudes na Idade do Ferro Romana e na Era Viking. "Uma passagem perdida nas montanhas, derretendo no gelo, é uma descoberta dos sonhos para os arqueólogos glaciais", disse Lars Pilo, o primeiro autor do estudo e co-diretor do Programa de Arqueologia das Geleiras.

Crédito da imagem: Antiquity Journal

“Em tais passagens, os viajantes perderam muitos artefatos que ficaram congelados no tempo pelo gelo. Esses artefatos incrivelmente bem preservados de materiais orgânicos têm um grande valor histórico”. Algumas das centenas de achados de Lendbreen derivam do transporte da realeza pela passagem — como ferraduras, ossos de cavalos cargueiros, restos de trenós e até uma bengala com inscrições rúnicas.

Crédito da imagem: Antiquity Journal

Apoie a Livros Vikings, saiba como... Outros achados são itens do cotidiano descartados pelos viajantes, como uma faca com cabo de madeira ainda preservado, uma roca de madeira (para segurar a lã durante a rotação da mão) e um batedor de madeira. Também foram descobertos vestuários que incluíam uma túnica romana da Idade do Ferro, uma luva da Era Viking e sapatos. Outros objetos não têm paralelos no registro arqueológico e suas funções ainda estão para serem determinadas. “A preservação dos objetos que emergem do gelo é impressionante”, diz Espen Finstad, co-autor e co-diretor do programa de Arqueologia das Geleiras. "É como se estivessem perdidos há pouco tempo, não há séculos ou milênios atrás".

Sessenta achados de Lendbreen foram datados de radiocarbono. Eles mostram quando a passagem foi usada, quando o tráfego estava mais intenso e quando diminuiu. Eles também revelaram que o caminho era usado principalmente no final do inverno / início do verão, quando o terreno acidentado era coberto de neve. “As datas de radiocarbono nos artefatos mostram que o tráfego através da passagem começou na Idade do Ferro Romana por volta de 300 d.C., atingindo o seu pico na Era Viking por volta de 1000 d.C., e diminuiu depois disso”, disse o autor e parceiro do programa James J. Barret.

Crédito da imagem: Antiquity Journal

FONTE: Heritage Daily MELTING ice reveals lost viking artefacts on mountain pass. Heritage Daily. Londres, 16 de abr. de 2020. Disponível em: <https://www.heritagedaily.com/2020/04/melting-ice-reveals-lost-viking-mountain-pass/127604>. Acesso em: 16 de abr. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings). Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais. #viking #vikings #eraviking #medieval #glaciar #geleira #noruega #vikingsnoruegueses #montanhas #artefatosvikings #livrosvikings

251 visualizações

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0