Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESPADA VIKING ORNAMENTADA DE 1200 ANOS ENCONTRADA NA NORUEGA

Uma espada Viking foi descoberta por detectores de metal na Noruega, dando novos insights sobre as viagens vikings pelo Mar do Norte.


Mais informações sobre a espada viking ornamentada de 1200 anos encontrada na Noruega
A decoração sugere que a espada foi forjada na França ou na Inglaterra. — Fonte da Imagem: Annette Græsli Øvreli

O artefato foi encontrado dividido em três peças na área de Jåttå, Gausel de Stavanger, famosa pelo túmulo da "Rainha Gausel", descoberto em 1883. Mas do que se trata exatamente?


O túmulo da Rainha Gausel é considerado um dos mais ricos sepulcros de mulheres vikings. No local foram encontrados fechos de prata e bronze, pulseiras de prata, anéis, miçangas, facas, acessórios, móveis, utensílios de cozinha e peças de relicário.


Torne-se um autor de sucesso, clicando aqui.


Sob a lei norueguesa, os detectores de metal relataram a descoberta da espada às autoridades, que a enviaram ao Museu Arqueológico da Universidade de Stavanger para estudos adicionais e trabalhos de conservação.


“Embora a lâmina da espada ainda esteja faltando, o cabo é decorado com detalhes únicos de ouro e prata, contendo elementos dourados nos estilos típicos da idade do ferro e viking (entre 550 d.C. e 1050)”.

O cabo é feito de prata com formas geométricas que usam a chamada técnica “niello” para formar listras pretas na prata. Na Noruega, apenas vinte espadas semelhantes a essa foram localizadas dentre um total de cerca de 3.000 espadas vikings encontradas.


Fonte da Imagem: Annette Græsli Øvreli
“A tecnologia é de alto padrão, e tanto a decoração luxuosa e intrincada quanto o design especial da guarda cruzada tornam o achado verdadeiramente único”.

Zanette Glørstad, arqueóloga do Museu Arqueológico da Universidade de Stavanger, afirmou que especialistas encontraram exemplos desse tipo de espada na Europa Oriental e Ocidental, mas pouquíssimos na Noruega, o que pode indicar que a espada provavelmente fosse importada.


Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings, clicando aqui.


Ela acrescentou que, embora seja possível que a espada se trate de uma cópia, feita por ferreiros locais altamente qualificados, a decoração sugere que:


“Foi forjada e fabricada na França ou na Inglaterra em algum momento de 800 d.C.”

Os cientistas dizem que o distrito de Jåttå pode ter sido o ponto de partida às extensas alianças e aos saques. Os enterros da espada e da Rainha Gausel mostram que a área era um importante centro com conexão para o Mar do Norte.


FONTE: Origo

EGY viking királynőé lehetett ez a kard. Origo. Budapeste, 30 de jun. de 2022. Disponível em: <https://www.origo.hu/tudomany/20220630-a-viking-kard-felfedezese-uj-betekintest-enged-az-eszakitengeri-utazasokba.html>. Acesso em: 01 de jul. de 2022. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #idademédia #arqueologia #ciência #pesquisa história #detecçãodemetais #espada #espadaviking #mulher #mulherviking #rainha #rainhaviking #rainhagausel #noruega #vikingsnoruegueses #livrosvikings

Livros Vikings na Google News