• Livros Vikings

JOIAS VIKINGS FORAM ENCONTRADAS POR DETECTOR DE METAIS NA ILHA DE MAN

Atualizado: Fev 19

Uma coleção "impressionante" de joias vikings de ouro e prata com 1.000 anos de idade foi descoberta na Ilha de Man por um detector de metais.


Os itens, que datam de 950 d.C., incluem um raro bracelete de ouro.

A policial aposentada Kath Giles fez a descoberta em uma fazenda no norte da ilha. A horda inclui um bracelete de ouro e um broche de prata "maciço" que datam de 950 d.C.


O tesouro foi descoberto em dezembro, mas foi revelado pela primeira vez durante a audiência de um legista.


A curadora de arqueologia do Manx National Heritage, Allison Fox, disse que o bracelete é, particularmente, um "achado raro".


Fox disse que soube imediatamente que encontrou "algo muito especial" e ficou "emocionada" com a descoberta, que deve valer milhares de Libras.


Os itens ficarão em exposição no Museu Man

"Eu soube imediatamente que era uma descoberta significativa e emocionante. Estou muito emocionada por ter encontrado artefatos que não são apenas tão importantes, mas bonitos também", disse ela.


Os achados foram declarados um tesouro por um inquérito do Tribunal de Justiça de Douglas. Achados de interesse arqueológico na ilha devem ser relatados ao Manx National Heritage em até duas semanas. E se os itens forem legalmente classificados como um tesouro, eles passarão à coroa e o descobridor será recompensado.


Não foi determinado exatamente quanto vale esta última descoberta, mas joias vikings semelhantes foram avaliadas em £ 1.500 cada (aproximadamente R$ 11.350). Em 2011, uma grande horda de tesouros vikings encontrada em Lancashire foi avaliada em £ 110.000 (cerca de R$ 830.000).


Kath Giles (à esquerda) disse que ficou emocionada com a descoberta.

Fox disse que o bracelete de ouro é raro, porque a prata era uma mercadoria muito mais comum para o comércio na Era Viking.


“A argola, o broche e o bracelete são ornamentos pessoais de alto status e representam uma grande quantidade de riqueza acumulada”, disse ela.


"Encontrar apenas um desses itens seria importante. O fato de todos terem sido encontrados juntos sugere que quem os enterrou era extremamente rico e provavelmente se sentiu muito ameaçado."



FONTE: BBC

ISLE of Man Viking jewellery found by metal detectorist. BBC. Londres, 18 de fev. de 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-europe-isle-of-man-56111192>. Acesso em: 18 de fev. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #tesouroviking #vikingjewellery #isleofman #inglaterra #vikingsnainglaterra #livrosvikings

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0