• Livros Vikings

INVESTIGANDO O DNA VIKING

Um grande estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Copenhagen, mapeou o DNA do Mundo Viking. Os resultados (publicados recentemente na Nature: https://doi.org/10.1038/s41586-020-2688-8) pintam um quadro complexo do movimento da população na Europa durante este período.


A vala comum de Ridgeway Hill em Dorset (ver CA 299), a qual constou no estudo de DNA — Crédito da Imagem: Dorset County Council / Oxford Archaeology

Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Durante dez anos, a equipe sequenciou o DNA de 442 indivíduos cujos restos foram escavados em sítios arqueológicos na Europa e na Groenlândia, combinando-os com os dados genéticos publicados anteriormente de 1.118 restos humanos antigos, bem como DNA de 3.855 pessoas que vivas. Uma das maiores descobertas do estudo foi como as diferenças genéticas na Escandinávia eram dependentes da região. Embora frequentemente agrupemos todos os escandinavos desse período sob o termo "Viking", na verdade havia grupos bastante distintos, com indivíduos das áreas da atual Noruega, Suécia e Dinamarca exibindo assinaturas genéticas específicas.


Esses grupos não apenas permaneceram separados dentro da Escandinávia, como também parecem ter escolhido diferentes regiões para invadir. Os resultados do DNA estão amplamente de acordo com as evidências arqueológicas e históricas, indicando que aqueles com DNA semelhante ao sueco viajaram principalmente para o leste, incluindo ao redor da região do Báltico e na atual Polônia; aqueles com DNA semelhante ao do norueguês exploraram as ilhas do Atlântico Norte, Irlanda, Islândia e Groenlândia; e aqueles com DNA semelhante ao dinamarquês foram em grande parte para as Ilhas Britânicas. Isso se soma a outras evidências que sugerem que o uso da palavra "dinamarquês" em fontes escritas da Grã-Bretanha medieval — que às vezes é considerado um termo genérico para "escandinavo" — pode ter se referido originalmente àqueles vindos especificamente da Jutlândia.


Os resultados também mostram que o termo 'Viking' não era necessariamente um rótulo afixado apenas aos originários da Escandinávia. Dois indivíduos de Orkney foram enterrados à maneira Viking, mas não tinham herança escandinava identificável. Em vez disso, eles eram geneticamente mais semelhantes às populações irlandesas e escocesas de hoje. O projeto também encontrou outras evidências de conexões transculturais entre os pictos e os vikings, incluindo mais dois indivíduos enterrados em Orkney que tinham ascendência metade escandinava, e cinco indivíduos com DNA mesclado similarmente encontrados na Escandinávia.


Este último exemplo é apenas um dos muitos do conjunto de dados que mostra o movimento acontecendo na direção reversa, com indivíduos da Grã-Bretanha fazendo o seu caminho para a Escandinávia — e para a assinatura genética local também.


FONTE: Current Archaeology

KRAKOWKA, Kathryn. Delving into Viking DNA. Current Archaeology. Londres, 03 de nov. de 2020. Disponível em: <https://www.archaeology.co.uk/articles/news/delving-into-viking-dna.htm>. Acesso em: 03 de nov. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #dna #dnaviking #escandinávia #livrosvikings

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0